in

Samsung torna a Internet das Coisas Inteligente e Simples uma Realidade

Samsung torna a Internet das Coisas Inteligente e Simples uma Realidade

A Samsung apresentou, no Consumer Electronics Show (CES) 2018, a sua visão e estratégia para uma experiência inteligente de Internet das Coisas (IoT).

Durante a conferência de imprensa realizada na CES 2018, a Samsung demonstrou a sua capacidade de tornar a vida dos consumidores totalmente conectada, em todos os aspetos. Para além disso, a Samsung anunciou o seu plano para a implementação da Internet das Coisas, através de uma plataforma aberta, consistente e inteligente.
“Na Samsung, acreditamos que a Internet das Coisas deve ser muito fácil. Com os novos produtos e serviços anunciados hoje, a Samsung pretende tornar a Internet das Coisas mais fácil e mais perfeita”, disse Hyunsuk (HS) Kim, Presidente, Director das divisões de Electrónica de Consumo e de Investigação da Samsung. “Estamos empenhados em acelerar a implementação da Internet das Coisas para todos e em tornar inteligentes os dispositivos Samsung até 2020. Esses avanços ajudarão os consumidores a perceber os benefícios de uma vida conectada de forma perfeita e simples”.

Inteligência das Coisas para Todos 

A filosofia de Internet das Coisas (IoT) da Samsung baseia-se na inovação aberta, que a torna acessível a mais pessoas, a qual, quando aliada à inteligência, pode personalizar a experiência do utilizador. O ecossistema fragmentado e complexo da Internet das Coisas é uma barreira à sua implementação. Para que a Internet das Coisas seja acessível é necessária inovação aberta. Graças ao seu portfólio de produtos e à liderança para distribuir conectividade 5G, a Samsung está bem posicionada para oferecer um ecossistema aberto de Internet das Coisas, em particular através da aplicação Samsung SmartThings.
A inovação aberta mantém-se assim central na estratégia de Internet das Coisas (IoT) da Samsung. Com vista a tornar a Internet das Coisas (IoT) mais acessível e a reduzir a fragmentação, a Samsung está a trabalhar atualmente com parceiros como o Open Connectivity Forum (OCF) para criar standards de indústria comuns. A OCF é a maior organização de standardização de Internet das Coisas (IoT) no mundo sendo que equipamentos de ar condicionado Samsung, o chip Samsung ARTIK, e o frigorífico Samsung Family Hub já foram certificados por esta associação.
A aplicação Samsung SmartThings, a lançar esta primavera, irá combinar todas as aplicações de Internet das Coisas (IoT) da Samsung, incluindo em particular a Samsung Connect, a Samsung Smart Home e a Samsung Smart View, que permite controlar qualquer equipamento compatível a partir desta única aplicação.
Além disso, a Samsung anunciou o seu plano de ligar o HARMAN Ignite ao SmartThings Cloud, com o objetivo de alargar a experiência de Internet das Coisas da casa para o carro. Assim, o carro tornar-se-á um componente chave de uma vida mais conectada, onde os utilizadores poderão gerir a sua casa conectada a partir do carro e vice-versa.
Uma parte integrante da visão da Samsung é a possibilidade de conectar os dispositivos e torná-los inteligentes. Com o Samsung Bixby, a Samsung avança com um serviço personalizado e inteligente para dispositivos adicionais. Em 2018, o objetivo é que diversos modelos de Samsung Smart TVs e os novos frigoríficos Samsung Family Hub tenham o controlo de voz através de Samsung Bixby, com vista a facilitar as tarefas diárias dos seus utilizadores.
E porque a conectividade aumentada necessita de uma segurança melhorada, a Samsung anunciou os seus planos de incorporar a reconhecida tecnologia Samsung Knox nos seus equipamentos conectados, incluindo nas Smart TVs, nos produtos móveis e nos eletrodomésticos inteligentes. A tecnologia Knox inclui um sistema de segurança de hardware e atualizações de firmware, para ajudar a garantir que os dispositivos estão devidamente protegidos.

Construir o Futuro Conectado

Ainda durante a conferência de imprensa na CES 2018, a Samsung sublinhou o seu compromisso no investimento em tecnologias inovadoras. Em 2017, a Samsung investiu mais de $14 mil milhões em I&D. Foram também incrementados os investimentos através da Samsung NEXT – uma iniciativa chave para acelerar a sua transformação numa empresa de hardware e software integrado.
A Samsung criou ainda um novo Centro de Inteligência Artificial, como parte integrante da sua nova unidade consolidada de investigação – a Samsung Research. O Centro de Inteligência Artificial, que inclui quatro laboratórios em todo o mundo (Toronto, Montreal, Cambridge (Reino Unido) e Rússia) irá em 2018 levar adiante as ambições da empresa na Inteligência Artificial, em conjunto com o trabalho em curso da Samsung, na Coreia e em Silicon Valley, e com as fusões e aquisições nesta área.

Experiências de Produto para a Internet das Coisas (IoT)

Os novos produtos e serviços anunciados na CES 2018 sublinham exatamente a forma como a Samsung está a fazer progressos no sentido de criar experiências simples de Internet das Coisas (IoT):

  • Casa: A partir deste ano, as novas Samsung Smart TV terão o Samsung Bixby e estarão conectadas com todos os equipamentos inteligentes compatíveis. Os novos frigoríficos Samsung Family Hub irão oferecer uma ampla gama de recursos inteligentes, como a sincronização de armazenamento de alimentos com a preparação de refeições e o planeamento de refeições. As novas Smart TVs da Samsung, a partir de 2018, irão apresentar o Samsung Bixby, proporcionando aos televisores um mais fácil acesso às aplicações, a capacidade de pesquisar facilmente filmes por género e exibir fotos pessoais. Por sua vez, os frigoríficos do Samsung Family Hub, que também disponibilizarão o Samsung Bixby, serão capazes de reconhecer as vozes individuais dos membros da família e fornecer informações personalizadas, tais como atualizações de notícias, clima e calendário. As Smart TVs Samsung e os frigoríficos Samsung Family Hub também operam numa única plataforma conectada, o Samsung SmartThings Cloud, que serve como um painel de controlo inteligente para monitorizar e controlar todos os dispositivos conectados.
  • Escritório: A Samsung está a redefinir o conceito tradicional do escritório, com soluções flexíveis, que encaixam nas necessidades móveis dos seus colaboradores. O Samsung Flip, divulgado pela primeira vez na CES, descomplica a colaboração num escritório, ao conectar-se facilmente com smartphones e notebooks, permitindo a rápida partilha de conteúdos e ideias numa reunião de equipa. O Samsung Flip permite, até um máximo de quatro participantes, a introdução simultânea de conteúdos e anotação direta na tela usando apenas os dedos ou uma caneta incorporada.
  • Mobilidade: A Samsung, em parceria com operadoras e prestadores de serviços de banda larga, está a encabeçar a transição para as redes 5G, que trarão um novo tipo de experiências conectadas. Com ligação 5G – 100 vezes mais rápida que a conexão 4G LTE atualmente disponível nos smartphones, a Samsung apresenta a sua visão para uma condução ainda mais segura e eficiente. A plataforma Samsung Digital Cockpit anunciada na conferência de imprensa combina 4G LTE e conectividade 5G com ecrãs Samsung, permitindo novas experiências conectadas para a visualização de conteúdos de informação. Esta plataforma mostra como os carros se tornarão perfeitamente conectados com outros elementos que dispõem de Internet das Coisas. O novo design do painel, juntamente com o Samsung Bixby, permitirá o fácil controlo e a experiência inteligente no carro e nos dispositivos conectados em casa. A Unidade de Controlo de Telemática (TCU) é compatível com comunicações entre o veículo e tudo o resto, desde carros, infraestruturas, redes e peões, tornando o carro totalmente inteligente e responsivo. Com a conectividade de 5G, será possível fazer o download e fazer o upload de dados ainda mais rapidamente.

Samsung torna a Internet das Coisas Inteligente e Simples uma RealidadeGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Ricardinho eleito Melhor Jogador do Mundo de futsal pela quinta vez

Ricardinho eleito Melhor Jogador do Mundo de futsal pela quinta vez

Taça de Portugal: Leão sofreu mas venceu Cova da Piedade (2-1)

Taça de Portugal: Leão sofreu mas venceu Cova da Piedade (2-1)