in

Saiba como acompanhar a evolução da tua atividade física

, Saiba como acompanhar a evolução da tua atividade física
Photo by ŞULE MAKAROĞLU on Unsplash

Fazer exercícios sem acompanhar a evolução pode ser frustrante e desmotivador, já que a grande maioria pratica as atividades para perceber melhoras no corpo em longo prazo e, por isso, notar as mudanças aos poucos é uma ótima fonte de inspiração para continuar se exercitando e não desistir quando as coisas ficarem difíceis. Veja nossas dicas para monitorar seus avanços:


Registre o tempo das atividades

Aguentar mais tempo de atividade física é uma das melhores formas de saber que estamos evoluindo. Afinal, isso é uma marca do aumento da resistência do corpo. Por isso, o ideal é registrar o horário do início e do fim das atividades, permitindo uma análise dos avanços. Se você prefere digitalizar este processo, existem várias aplicações para smartphone capazes de registrar tudo e criar gráficos.

Acompanhe o seu desempenho com equipamentos

Os equipamentos para monitoramento do desempenho esportivo se popularizaram bastante recentemente. Os relógios e as pulseiras inteligentes são capazes de captar os dados de suas atividades e enviá-los diretamente para seu smartphone ou computador. Assim, você consegue ver como estão seus batimentos cardíacos, permitindo analisar como o seu corpo reage melhor aos exercícios com o passar do tempo, a quilometragem percorrida, em caso de corridas ou pedaladas, e até mesmo a quantidade de calorias perdidas, que pode animar bastante os que querem perder peso. Se o seu foco é apenas o emagrecimento, você pode utilizar um contador de calorias. Assim, mesmo sem se pesar todo dia, é possível ter um parâmetro da sua queima calórica, o que ajuda também a regular a alimentação.

Analise o seu corpo

Em longo prazo, é possível ver claramente os efeitos dos exercícios físicos no corpo. Por isso, é aconselhável manter os principais registros para acompanhar sua evolução. Confira o seu peso uma vez por semana, sempre no mesmo dia e no mesmo horário, garantindo que as condições serão as mesmas. Use a fita métrica para tirar suas medidas. Sempre anote tudo e perceba seus avanços.

Mas, o que mais pode motivar neste quesito são as fotografias. Tire fotos de seu corpo semanalmente, sempre no mesmo local e no mesmo ângulo. Em pouco tempo, você perceberá as mudanças causadas pelos exercícios e ficará mais motivado para continuar.

Conte com um grupo de apoio

Mesmo com todos os dados disponíveis para acompanhar a evolução das atividades, ter um grupo para fazer os exercícios em conjunto também é muito importante para notar as melhorias. Muitas vezes, nós não percebemos que estamos melhor em algo se fazemos aquilo todos os dias. Mas, quem vê de fora consegue perceber claramente a evolução. Então, seus companheiros de atividades servirão também para aumentar sua própria percepção sobre o efeito dos exercícios.

, Farming Simulator 22 – Erlengrat Map Trailer

Farming Simulator 22 – Erlengrat Map Trailer

, Os filmes brasileiros que todo mundo precisa ver

Os filmes brasileiros que todo mundo precisa ver