in

Os filmes brasileiros que todo mundo precisa ver

, Os filmes brasileiros que todo mundo precisa ver
Foto de Vinícius Vieira ft no Pexels

Se aprofundar na história do cinema brasileiro é uma ótima pedida para qualquer português. Afinal, o fato de o idioma ser o mesmo permite assistir aos filmes com a linguagem original, o que deixa as obras muito mais fiéis do que outros filmes estrangeiros que vemos com legenda ou dublagem. Para te ajudar a escolher o que assistir, fizemos uma lista com alguns dos filmes brasileiros mais premiados mundialmente – as produções que todos precisam ver. Se quiser conhecer ainda mais a cultura brasileira, veja nossa lista com os melhores jogos produzidos no país.


Central do Brasil

Central do Brasil trata da história de uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Então, ela encontra um menino que acabou de perder a mãe em um acidente e sua vida se transforma. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro e foi indicado ao mesmo prêmio no Oscar de 1999. O filme é protagonizado por Fernanda Montenegro, que marcou época ao se tornar a primeira atriz latino-americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação na obra. Até hoje, a sua derrota na cerimônia é vista como uma grande injustiça pelos brasileiros.

Cidade de Deus

Cidade de Deus se passa na favela carioca com o mesmo nome e aborda todas as trocas de poder ocorridas ao longo dos anos no tráfico de drogas da localidade. Para muitos, é um dos melhores filmes de todos os tempos. Na plataforma IMDB, que reúne avaliações dos usuários de todo o mundo, é o 22° filme mais bem colocado da história, sendo o 2° colocado entre os filmes não-estadunidenses. O filme teve quatro indicações ao Oscar de 2004: melhor roteiro adaptado, melhor direção, melhor fotografia e melhor diretor. 

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Entre os críticos de cinema, Deus e o Diabo na Terra do Sol é visto quase unanimemente como o melhor filme brasileiro da história. Dirigido por Glauber Rocha e lançado em 1964, a obra é um marco do Cinema Novo do Brasil. Na história, um casal de trabalhadores do sertão mata o patrão que os explorava e se refugia em uma colônia religiosa.

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida é, entre os filmes desta lista, o que mais conseguiu unir o público e a crítica. Afinal, além de premiadíssimo, foi o filme brasileiro mais visto nos cinemas nos anos 2000 (mesmo tendo sido exibido antes em formato de minissérie na TV aberta) e é amado por praticamente todos que assistiram. Na história, vemos uma dupla atrapalhada de amigos que luta contra tudo e contra todos: patrões, assassinos, policiais, a pobreza, o Diabo etc. Ainda que não tenha feito o mesmo sucesso internacional das produções anteriores, o filme faz parte do imaginário coletivo brasileiro, então vale a pena assistir.

, Saiba como acompanhar a evolução da tua atividade física

Saiba como acompanhar a evolução da tua atividade física

, Next Space Rebels – Trailer de lançamento

Next Space Rebels – Trailer de lançamento