O tiro de partida para a Eurovisão começou este sábado, 16 de fevereiro, na RTP1, com a primeira semifinal do Festival da Canção 2019. Matay (22 pontos), Conan Osíris (19 pontos), Calema (18 pontos) e Ana Cláudia (13 pontos) são os músicos que seguem viagem até à final da fase nacional, de onde sairá 53º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.
A canção mais votada pelo júri, com 12 pontos, foi “Perfeito”, de Matay, que também marcou presença no final da primeira eliminatória. Em segundo lugar ficou “A Dois” (10 pontos), de Calema, seguida de “Inércia” (8 pontos), de Ana Cláudia.
“Telemóveis”, interpretada por Conan Osíris, foi a canção mais votada pelo público, recebendo 12 pontos.
PONTOS DO JÚRI E PONTOS DO PÚBLICO
Os primeiros finalistas foram escolhidos com base no voto do público e do júri presidido por Júlio Isidro (ou ‘Júri Isidro’, com diz o próprio). Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes também fazem parte do painel de jurados.
A semifinal deste domingo foi transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, e foi apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araujo – Inês Lopes Gonçalves foi a repórter da Green Room.
No final de serem apresentados todos os temas e antes do anúncio dos finalistas, Maria Guinot foi homenageada. “Uma balada que ficou para a sempre. Uma mulher que ficou na história do Festival da Canção”, frisam as apresentadoras.
Para recordar os 55 anos do Festival da Canção, a RTP convidou o Cais Sodré Funk Connection que se juntaram a António Calvário para recordar alguns temas que marcaram a história do concurso, como “Oração”.