Na conferência de imprensa conjunta de hoje, Rui Pedro Soares deu “uma boa notícia para os adeptos do Belenenses e do futebol em geral”, sendo essa notícia a renovação do contrato do treinador espanhol até 30 Junho de 2018.
O Presidente da SAD agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipa técnica e pelo bom futebol que a equipa tem vindo a praticar.
Rui Pedro Soares revelou também que o Julio Velásquez tinha mais propostas em cima de mesa, para além da do Belenenses, e mostrou-se satisfeito pela escolha feita por Velásquez. “Sei que não era a única opção que o Julio tinha nesta altura, e escolheu aquela que muito nos honra, pelo projecto desportivo que com ele vamos conseguir fazer nos próximos anos. Estou verdadeiramente feliz por dar esta notícia e acho que todos os adeptos do Belenenses partilham dessa mesma felicidade.”, afirmou.
O técnico espanhol, agradecido pela confiança depositada pela estrutura da SAD do Belenenses, referiu que passado pouco tempo a trabalhar no Belenenses, a direcção mostrou logo vontade em continuar o contrato.
“Estou muito agradecido a toda a direcção da SAD pela confiança que deposita em toda a equipa técnica. Após pouco tempo de estar cá, deram-me a indicação de que gostariam de manter este projecto, de lhe dar continuidade. Fomos muito bem recebidos por todos, quer pelos adeptos, quer pelos jogadores e todos os envolvidos no futebol Português. Estamos muito contentes por continuar aqui. Esta equipa é como se fosse uma família.”, confirma.
Questionado sobre os objectivos deste novo projecto, nomeadamente sobre as próximas épocas, Velásquez manteve-se igual ao que tem sido habitual da sua parte. “Primeiro temos de manter um padrão de jogo e ter coerência na concepção do plantel em relação a esse padrão. Nesta época temos ainda que alcançar a manutenção e depois pensar nas próximas épocas. Mas somos ambiciosos, queremos terminar o mais acima possível. É esse o objectivo”, concluiu.
Velásquez comentou ainda sobre a outra proposta que tinha em mãos, referindo que neste momento isso não é importante. “Isso é indiferente, mas é certo que houve uma proposta. Para mim é vital estar feliz e ter confiança por parte dos dirigentes, e isso tenho aqui, e é muito importante para mim.”.
Rui Pedro Soares sobre esse assunto, disse que “se o Julio não quisesse ficar no Belenenses, não ficava, pois a proposta que tinha, era bastante importante. Não foi isso que nos levou a apressar ou atrasar esta renovação. Ao fim de duas, três semanas começámos a falar da renovação de contrato.”, conclui.
O Presidente da SAD revelou ainda, que o contrato anterior do treinador terminava no final desta época, e que acreditava no momento em que o contratou, que Velásquez iria ser muito feliz cá, e os adeptos também ficariam com o trabalho efectuado pelo técnico.
Rui Pedro Soares foi abordado sobre o que se passou em Moreira de Cónegos, respondendo que nunca tinha presenciado nada igual. “O que se passou em Moreira de Cónegos foi invulgar, e espero que não se repita. Já devo ter estado presente em cerca de 200 jogos, e reafirmo que foi uma situação invulgar”, garantiu.
Sobre o tema Europa, se é um objectivo para esta e próximas épocas, Rui Pedro Soares foi claro. “É muito difícil conseguir um lugar na Europa qualquer que seja o ano. Porque há seis lugares, e há 4 equipas com um orçamento superior a 20 Milhões de Euros. Para os outros 2 lugares, existem 14 equipas a lutar por isso, e nós nem estamos na metade superior da tabela em nível de orçamento. O nosso contrato televisivo era dos mais baixos da liga, e não temos qualquer subvenção de governos regionais ou apoios de câmaras municipais. Nestes 4 anos, a contribuição estatal ou pública foi de 0 euros. E portanto trabalhamos para dar alegrias ao Belenenses, não só no curto prazo, mas principalmente a médio-longo prazo”.
Para concluir, o presidente da SAD relembrou o facto do clube ainda não usufruir de um campo de treinos ou de autocarro próprio, e que para chegar mais longe é necessário melhorar essas condições logísticas.
“Ainda estamos longe do ponto a que queremos chegar, mas com as condições actuais é mais difícil. Nós jogámos a Liga Europa sem nenhum campo de treinos. Felizmente temos diminuído o passivo e conseguido criar receitas num contexto de recuperação desportiva. Mas queremos chegar mais longe, e onde queremos chegar, terá de ser com condições estruturais diferentes. E aí o Julio irá nos ajudar, pois trabalhou em clubes espanhóis com outra forma de organização, e ensina-nos muito como deve ser efectuado o recrutamento de jogadores jovens, o que é que deve ter uma academia, entre outras coisas.”