Seleção Sub-21 de Portugal focada na vitória contra Andorra
A seleção portuguesa de futebol sub-21 tem como objetivo principal a vitória contra Andorra, destacando a importância do coletivo e da qualidade do jogo, conforme afirmou o selecionador Rui Jorge. A equipa está determinada a evitar a ansiedade que pode surgir caso o golo demore a chegar.
Preparação para o jogo
Depois do jogo contra a Inglaterra, nos quartos de final do Euro2023, oito dos 23 jogadores selecionados por Rui Jorge para o confronto duplo com Andorra e Bielorrússia, estão prontos para o primeiro jogo na sexta-feira, pertencente ao grupo G de qualificação para o Euro2025.
Na conferência de imprensa de antevisão, realizada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, Rui Jorge admitiu que a maioria dos jogadores, por estarem mais familiarizados com as suas ideias, deverão ser titulares na sexta-feira.
Expectativas para o jogo
Em relação ao adversário de sexta-feira, descrito como uma equipa “organizada, num 4x4x2 clássico e bastante agressiva”, Rui Jorge alerta para o perigo da “ansiedade em não conseguir marcar num jogo em que, teoricamente, Portugal tem que ganhar”.
Andorra já realizou três jogos neste grupo e ainda não perdeu, somando três pontos de empates com a Bielorrússia e Ilhas Faroé. Rui Jorge mostrou-se surpreendido pela organização e agressividade de Andorra, considerando a seleção como “a mais difícil” que Portugal enfrentará nos últimos anos.
Preparação da nova geração de sub-21
Rui Jorge enfatizou que a preparação de uma nova geração de sub-21 é um trabalho contínuo, facilitando a integração dos mais novos. O técnico garantiu que os jogadores estão entusiasmados por estarem nos sub-21, afirmando que “Se não os sentisse, não os queria aqui. Quero aqui gente que tenha esse gosto, essa vontade e entusiasmo de representar Portugal a este nível”.
Próximos passos
Este será o primeiro jogo de Portugal no grupo G da qualificação para o Euro2025, após ter disputado a fase final do Euro2023, em junho e julho deste ano, onde foi eliminado nos quartos-de-final pela Inglaterra. O grupo é atualmente liderado pela Bielorrússia e por Andorra, ambas com três pontos em três jogos, enquanto Portugal e Croácia ainda não jogaram.
Portugal e Andorra enfrentam-se na sexta-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, com arbitragem do neerlandês Jochem Kamphuis. Na quarta-feira seguinte, Portugal joga com a Bielorrússia, na Arménia.