, Review Sony Xperia XZ2 (COM VÍDEO)
in , ,

Review Sony Xperia XZ2 (COM VÍDEO)

Este não é um smartphone para toda a gente. Custa começar uma review desta forma tão abrupta, mas é a mais pura das verdades. E não é por ser um smartphone mau. É precisamente pelo contrário! Veja no vídeo:


Design

Pela primeira vez em muito tempo vemos um smartphone de 2018 que não se parece, de todo, com o iPhone X! Milagre! E, aproveitando o tema, temos de dizer que este design, por um lado é de bradar aos céus e por outro é de pedir ajuda a todos os santinhos. Deixando a cor de parte (já que também está disponível em preto, azul e verde), é um smartphone muito bonito. Ligeiramente arredondado atrás, é perfeito de se agarrar, os botões estão muito bem pensados (com um dedicado à câmara fotográfica) e tem um acabamento em Gorilla Glass 5.

No entanto, é muito (mas MUITO) escorregadio. Seja pousado numa almofada, num caderno ou numa mesa ligeiramente inclinada e ele vai cair de certeza. Até pode demorar a acontecer, mas devagar se vai…ao chão.

Além disso, o botão de impressão digital está muito mal posicionado. Tantas foram as vezes que tentámos desbloquear o smartphone e acabávamos por meter o dedo na câmara. No fundo, não é uma posição nada natural, tendo de agarrar o smartphone de uma forma estranha para o conseguir desbloquear com o nosso dedo indicador.

Ecrã
Este é um dos pontos fortes deste smartphone. Além de ter um dos melhores ecrãs IPS que já tivemos o prazer de testar, tem HDR, o que lhe dá um aspecto incrível, independentemente daquilo que estamos a ver. O único ponto negativo que vimos foi as bordas gigantes, que fazem com que o espaço para o ecrã não seja bem aproveitado – sem dúvida que, devido a isto, a parte frontal do smartphone parece mais de 2016 ou 2017 do que de 2018.

Este é um ecrã de 5.7”, IPS LCD, com uma resolução de 1080 x 2160 pixels, o que resulta numa densidade de 424 ppi, e tem ainda Gorilla Glass 5 para o proteger.

Câmara

Quanto à câmara, sejamos honestos: estávamos à espera de pior. Muitas reviews dizem que a câmara é terrível e que só tem uma lente e não duas, mas na realidade a diferença não é muita.

Conseguimos boas fotografias, com bom detalhe e boas cores. Claro que não é a melhor câmara do mercado, mas também está longe de ser má. No entanto, temos de dizer que, pelo preço do Sony Xperia XZ2, esta câmara poderia (ou deveria) ser melhor.

A câmara frontal conta com uns 5MP e abertura f/2.2, apresenta bons resultados com luz, mas quando esta é escassa a fotografia não tem grande salvação. O Smartphone ainda tenta usar a iluminação do ecrã como flash, mas não consegue grandes melhorias.

Já a câmara traseira, de 19MP e f/2.0 teve bons resultados, como dissemos anteriormente.

A Sony, em vez de se focar (piadola propositada) em melhorar a qualidade da câmara, decidiu direcionar as suas energias para coisas secundárias com realidade aumentada ou a possibilidade de fazer um retrato 3D (para o que serve? Não sabemos… É cool? Sim! Prático? Nada…).

Por fim, felizmente podemos contar com o Google Lens, o aplicativo da Google (claro está) que permite ler tudo o que aparece na câmara – seja texto, identificar ténis, locais de interesse, etc.

SO
Tal como seria de esperar, o Sony Xperia XZ2 conta com o Android 8.0, sendo que irá ser actualizado para o Android Pie, quando este for lançado. Claro que tem aplicações redundantes da Sony, como duas galerias de fotos, leitor de vídeo, etc – que eram completamente evitáveis, mas que a Sony exige que vocês tenham no vosso smartphone.

Memória

A memória RAM deste modelo não é a esperada para um smartphone deste valor: 4GB. No papel, parece ser algo do outro mundo, porque a este preço há smartphones melhor equipados. No entanto, a verdade é que não precisamos da RAM toda durante os nossos testes – e acreditem que levamos os smartphones à exaustão.

Já a memória interna é de 64GB de ROM – para os mais exigentes, que adoram levar a casa às costas, a Sony proporcionou a inserção de um cartão MicroSD até 512GB. Incrível, não é?

CPU

Bem-vindos ao melhor ponto deste smartphone! Ok, até pode nem ser o melhor, até porque o GPU também se porta lindamente. Mas o CPU é das melhores coisas do Sony Xperia XZ2. Este é o Snapdragon 845, um dos mais avançados processadores da atualidade para dispositivos móveis. E isso vê-se nos resultados do Antutu:

Esta pontuação significa que este Sony Xperia XZ2 é o 8º smartphone mais potente do mundo! Não só pelo CPU, mas por todos os componentes. Bem feito, Sony!

GPU

Equipado com um Qualcomm® Adreno™ 630, o Sony Xperia XZ2 não nos desapontou. Aliás, seria impossível isso acontecer. Porquê? Porque conseguiu uma experiência de jogo incrível! Além de ter uma frame rate genial (os jogos corriam muito suavemente), a qualidade do ecrã fazia saltar qualquer imagem – aqui o HDR fez TODA a diferença. Por essa razão, este foi um dos smartphones onde a experiência de gaming mais nos agradou até hoje.

Podemos concluir dizendo que os jogos mais leves não apresentaram qualquer problema, e muito menos os jogos graficamente mais exigentes, como PUBG – não há stutters. Claro que isto é algo normal para um smartphone de gama alta, mas não podemos deixar de dizer que adorámos a experiência.

Bateria
Tendo em conta o CPU e GPU de gama média, a bateria de 3180mAh parece muito pouca no papel. Na verdade, estávamos preparados para uma bateria média/baixa, dada esta especificação. No entanto, a bateria dura bastante tempo, mesmo levando o telemóvel à exaustão a jogar jogos pesados. No fundo, e para sermos mais precisos, este Sony Xperia XZ2 aguenta mais de 9 horas com o ecrã ligado.

Preço
Agora é que vem o balde de água fria (o que não teria problema nenhum, já que o Sony Xperia XZ2 está protegido contra água e pó), o que é um problema para a carteira. Encontramos este smartphone à venda por 699.90€.

Veredicto

Na nossa opinião o Sony Xperia XZ2 é caro para o que é, mas não deixa de ser uma boa opção para quem valoriza um smartphone bonito, com um bom ecrã e uma excelente performance.

Dito isto, para quem procura única e exclusivamente performance, ou uma excelente máquina fotográfica, há outras opções mais económicas – mas para quem procura um bom equilíbrio, com a performance no máximo, e não se importa de pagar um pouco mais por isso, então esta é uma boa opção.

, Liga Revelação – Plantel do Rio Ave: Jaime Pinto espalha boa-disposição

Liga Revelação – Plantel do Rio Ave: Jaime Pinto espalha boa-disposição

, Saber é Poder: Gerações chega às lojas a 14 Novembro

Saber é Poder: Gerações chega às lojas a 14 Novembro