em ,

Residências Orpea Desenvolvem “Manifesto de Bons Tratos”

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2016, 20,7% da população era idosa em Portugal (65 ou mais anos), enquanto em Espanha o valor era de 18,7%, mais baixo do que a média da UE no seu conjunto (19,2%). Um em cada cinco portugueses tinha mais de 65 anos em 2016, o que torna Portugal num dos países mais envelhecidos da União Europeia (UE).

Numa altura em que continuam a surgir casos de residências séniores com falta de competências e certificações, ou mesmo com historial de maus tratos, torna-se fulcral acompanhar e garantir um conjunto de condições essenciais ao bem estar da população que nelas reside.

Um estudo da Organização Mundial de Saúde em 2018 que envolveu 53 países coloca Portugal no grupo dos cinco piores no tratamento aos mais velhos, com 39% dos idosos vítimas de violência.

Perante os números divulgados pelo INE e pela OMS e para valorizar os direitos dos seus residentes, o grupo ORPEA desenvolveu um “Manifesto dos Bons Tratos”, apoiado por um vídeo que promove o poder de decisão e a capacidade que cada indivíduo tem de decidir como deve e quer viver.

O “Manifesto de Bons Tratos” é direcionado aos residentes no momento da sua admissão em qualquer um dos seus centros. Nele, os residentes são informados sobre os seus direitos, a fim de lhes proporcionar um cuidado integral, físico, emocional e social de qualidade.

O desenvolvimento do vídeo tem como objetivo contribuir para a divulgação dos direitos dos seniores e defender a sua capacidade de decidir como devem e querem viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

image003

Atualização de julho traz novas funções ao Xbox Game Pass

Radiohead in concert at Old Trafford LCCC, Manchester, UK - 04 Jul 2017

NOS Alive’ 19 – 5 concertos imperdíveis de 13 de Julho