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Regresso às aulas: Reclamações aumentam 39% devido a vagas, matrículas e manuais escolares gratuitos

Regresso às aulas: Reclamações aumentam 39% devido a vagas, matrículas e manuais escolares gratuitos

Regresso às aulas em Portugal: aumento de 39% nas reclamações dos pais

O Portal da Queixa, plataforma de comunicação entre consumidores e marcas em Portugal, registou um aumento de 39% nas reclamações relacionadas com o regresso às aulas nos últimos dois meses, em comparação com o mesmo período de 2022. As principais queixas dos pais e encarregados de educação estão relacionadas com a falta de vagas, problemas com matrículas e dificuldades na obtenção dos manuais escolares gratuitos.

Principais problemas no setor da Educação

Entre julho e início de setembro, o Portal da Queixa recebeu um total de 579 reclamações dirigidas ao setor da Educação. As dificuldades na utilização do Portal das Matrículas geraram 24,3% das queixas, enquanto a falta de vagas, especialmente no pré-escolar, foi o segundo motivo mais reportado, com 20,9% das reclamações. As dificuldades na obtenção dos livros escolares, relacionadas com os vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME), representaram 17% das queixas.

Ministério da Educação é o principal alvo das reclamações

A maioria das reclamações registadas nos últimos dois meses estão concentradas no Ministério da Educação, que foi alvo de 52,3% das queixas. A plataforma MEGA, responsável pela distribuição dos vouchers para os manuais escolares gratuitos, foi responsável por 14,7% das ocorrências registadas.

Aumento do preço do material escolar

Este ano, o preço do material escolar voltou a aumentar, e um cabaz de oito artigos essenciais para os alunos custa agora mais 14% do que em 2022. Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust, antevê que a tendência de crescimento do volume de reclamações se mantenha devido à subida do preço do material escolar.

Recomendações para os consumidores

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, aconselha os consumidores a pesquisar antes de comprar, comparar marcas e produtos, procurar experiências públicas de outros consumidores, acompanhar preços e analisar bem as promoções, para aproveitar as oportunidades de poupança que podem surgir.

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