Rafael Floro assinou por quatro épocas com o Belenenses. O acordo foi selado nas últimas e sem custos para os azuis, dado que o lateral-esquerdo, 21 anos, terminou contrato com o Sheffield Wednesday, equipa do segundo escalão inglês.
Nesta altura o atleta encontra-se de férias na sua terra natal, Quarteira, depois de uma época em que foi mais utilizado na equipa de sub-21 do que na principal. O Belenenses soube aproveitar o momento certo para atacar um atleta que irá concorrer com Filipe Ferreira, o único elemento do plantel para a lateral esquerda, aliás com esta contratação o setor defensivo da equipa do Restelo, para 2015/2016 deverá ficar praticamente definido, ficando por resolver a situação de João Meira que se encontra em final de contrato.
Apesar da juventude de Floro, o defesa acumula um ‘curriculum’ assinalável: depois de ter iniciado no Quarteirense fez a formação no Sporting (foi campeão de juniores C em 2007/08, ao lado de atletas como Tobias Figueiredo, Eric Dier, Carlos Mané e Bruma), esteve nos juniores A e equipa B do FC Porto e, nos últimos dois anos, acumulou experiência em Inglaterra, tendo lhe valido a chamada por Ilídio Vale, em maio de 2014, para o Torneio de Toulon de sub-20.
Rafael não se limita à lateral esquerda, já que pode igualmente ser utilizado como médio ofensivo, garantindo assim polivalência ao plantel da próxima época.