“O quebra-nozes” em Almada pela Companhia Nacional de Bailado

A Companhia Nacional de Bailado vai estar em Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite, nos dias 28 e 29 de Dezembro, sexta e sábado, às 21h, para apresentar “O quebra-nozes”.

- Publicidade -

O quebra-nozes é o bailado de Natal por excelência – ou não fosse um quebra-nozes o presente que o Dr. Drosselmeyer oferece à pequena Clara numa noite de Consoada. No entanto, a magia da quadra só surge verdadeiramente com as doze badaladas, quando o boneco de madeira ganha vida no sonho da menina e passa a comandar uma hoste de soldados corajosos, em guerra contra o Rei dos Ratos. Depois do triunfo, uma viagem através de reinos imaginários permite que Clarinha e o seu brinquedo animado vão ao encontro da fada boa que distribui alegria e guloseimas.

Com música de Tchaikovsky, O quebra-nozes inspira-se num conto publicado em 1816 pelo escritor romântico alemão E. T. A. Hoffmann. É um dos bailados mais famosos de sempre e um dos que mais vezes tem sido reposto, motivando a criação de diversas versões ao longo dos anos. Mehmet Balkan e a Companhia Nacional de Bailado não foram excepção.

A Companhia Nacional de Bailado foi fundada em 1977 por iniciativa governamental. Tem apresentado, nos mais importantes palcos do País, peças do repertório clássico e criações contemporâneas, de origem nacional e estrangeira, e desenvolvido parcerias com outras estruturas de criação (como a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa) e com diversos músicos e maestros portugueses. Sofia Campos assume actualmente a sua direcção artística.

Coreografia de Mehmet Balkan
Música de Piotr Ilich Tchaikovsky
Dramaturgia Mehmet Balkan e Olaf Zombeck segundo Ernst Theodor Amadeus Hoffman
Interpretação Artistas da Companhia Nacional de Bailado
Cenários e figurinos Olaf Zombeck
Desenho de luz Cristina Piedade

Sessões nos dias 28 e 29 de dezembro, às 21h00. Preços: 12,5€ a 25€ .

- Publicidade -