A PT e a Huawei apresentaram hoje a primeira demonstração em Portugal, e uma das primeiras no mundo, de rede móvel 4,5G, tendo sido atingidas velocidades de 1.7 Gbps, mais de 5 vezes a velocidade atual da rede móvel e 2 vezes superior à velocidade premium de fibra ótica. Na demonstração foi ainda utilizada, de forma pioneira, tecnologia NGPON2 desenvolvida na íntegra pela Altice Labs, em Aveiro, para suportar a conectividade entre as estações móveis e o core da rede.
O que anteriormente era apenas possível em condições laboratoriais, encontra-se agora disponível no Web Summit em Lisboa: numa demonstração única, a PT e a Huawei ultrapassam a barreira de velocidade de um gigabit para transferências de dados móveis na rede LTE.
Para Alexandre Fonseca, CTO da PT, “há um legado de inovação e pioneirismo nas redes móveis que é agora reforçado com este importante passo a caminho do 5G. É mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta no investimento em tecnologia e nas redes de alto débito, que irão viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia a dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a “Internet das Coisas” e a “Indústria 4.0.”
Para Paulo Gomes Pereira, Key Account Director da Huawei Portugal, “esta demonstração resulta do elevado investimento que a Huawei realiza todos os anos em I&D e todo o esforço feito pela empresa na contribuição para o ecossistema de inovação e estandardização da indústria. É com enorme satisfação que estamos aqui hoje a realizar esta demonstração com a PT, materializando o Memorando de Entendimento assinado há cerca de um mês em Pequim e que traduz a parceria de longa data bem como o ADN inovador e empreendedor de ambas as empresas, em linha com o espírito do Web Summit.”