A Opera lança uma nova barra lateral inteligente alimentada pela ChatGPT da OpenAI, chamada “Aria”, prometendo facilitar a procura de informações na web.
A Opera anunciou hoje a introdução de uma barra lateral de inteligência artificial no seu navegador, chamada “Aria”. Alimentada pela tecnologia ChatGPT da OpenAI, Aria promete facilitar a busca por informações na web, gerar texto ou código e responder a perguntas sobre produtos.
A Aria está ao serviço do utilizador
Segundo a empresa, Aria possui conhecimentos abrangentes sobre o próprio navegador da Opera, estando apta para responder a perguntas sobre a sua “base de dados completa de documentação de suporte”. A Aria se baseia na infraestrutura “composer” da Opera, conectando-se à tecnologia GPT da OpenAI e adicionando novas capacidades, como a obtenção de resultados ao vivo da web.
Serviço gratuito e atualizado
A Opera salienta que Aria é um serviço gratuito com informações atualizadas, o que significa que está conectada à internet e não está limitada a conteúdos anteriores a 2021, como acontece com soluções baseadas em GPT. A Aria será lançada em mais de 180 países.
Como testar Aria?
A nova funcionalidade pode ser testada através do download da versão mais recente do Opera One. Os utilizadores de Android podem testar a Aria na última versão beta do navegador. Para aceder à Aria, basta criar uma conta Opera e, uma vez ativada, a funcionalidade pode ser acessada através das configurações do Opera para Android beta ou através da barra lateral do navegador Opera One.
Uma evolução em direção a um futuro baseado em IA
O mais recente lançamento da Opera amplia as atuais funcionalidades de IA do navegador. A empresa lançou no início deste ano chatbots de IA integrados em seus navegadores para desktop, Opera e Opera GX.
A Opera também lançou uma funcionalidade que permite gerar prompts de IA destacando texto em um site ou digitando-o. Estes chatbots podem resumir artigos ou páginas da web, redigir posts para as redes sociais ou ajudar na criação de ideias através de prompts.
A empresa está comprometida com a ideia de uma “futura baseada em IA”, conforme revelado no lançamento do Opera One, uma versão redesenhada do seu navegador principal. A introdução de Aria marca o primeiro estágio deste projeto, com o objetivo final de se integrar nativamente ao navegador para auxiliar em tarefas transversais ao navegador.