in ,

Nova temporada de 13 Reasons Why vai ter temas além do suicídio

Nova temporada de 13 Reasons Why vai ter temas além do suicídio

O regresso de 13 Reasons Why está para breve e, a julgar pelo último teaser, a história irá aprofundar temas mais pesados. Afinal “as cassetes foram só o começo”.

A história em torno do suicídio de Hannah Baker irá continuar a 18 de maio. A primeira temporada conseguiu criar um diálogo em torno do tema do suicídio, apesar das diversas polémicas em torno da abordagem, bem como do facto de terem sido usadas imagens gráficas e explícitas.

Segundo a descrição da segunda temporada, esta irá passar-se no rescaldo da morte de Hannah Baker, bem como no impacto que o caso teve na vida das personagens que a conheceram. No meio de um julgamento polémico estão também umas misteriosas fotos polaróides que irão levar Clay Jensen e os seus colegas “a descobrir um segredo doentio e uma conspiração que o encobre.”

Esta continuação promete ir mais longe no que toca a temas pesados. Irá abordar questões tais como o abuso sexual e a questão das armas, temas esses que têm estado bastante presentes nos EUA nomeadamente com a campanha #MeToo e com os últimos tiroteios em escolas.

A julgar pelo teaser lançado recentemente pela Netflix as fotos polaróides têm todas pistas em torno de um segredo obscuro que estará para ser desvendado. Além do tema do suicídio, que levou a várias controvérsias antes e depois do lançamento da série, questões como o isolamento, sentimentos de culpa violação e armas vão ser prevalentes.

Brian Yorkey, criador e showrunner de 13 Reasons Why, salientou em entrevista à Hollywood Reporter que os escândalos em torno dos abusos sexuais que foram sendo revelados tiveram influência durante o guião desta nova temporada:

“Quando começámos a desenvolver o tema, tivemos várias discussões sobre se era realista pensar que o abuso sexual em série pudesse ser mantido em segredo por tanta gente durante tanto tempo. Durante o Verão, vimos vários acontecimentos revelados na nossa cultura que nos confirmaram que sim, infelizmente, é possível que um abuso sexual grave em alto nível ser mantido em segredo por muitas, muitas pessoas, e com as instituições como cúmplices”.

Brian espera criar diálogo em torno deste tema, visto que “é uma coisa com que as raparigas lidam, na nossa cultura, desde muito jovens, e é algo que tem de mudar”. No fim das filmagens desta temporada, em dezembro, já o movimento #MeToo tinha conquistado notoriedade na comunicação social e redes sociais.

Curiosamente, além dos temas dos escândalos sexuais, existe também a questão do controlo de armas nos EUA. A personagem de Tyler, um dos envolvidos nas cassetes de Hannah, poderá estar em risco de virar atirador a julgar pelo fim da segunda temporada. Caso se cumpra essa previsão, tal irá tocar na questão do controlo de armas nos EUA, bem como dos vários tiroteios em escolas que ocorreram nesse país durante várias décadas.

Em preparação para esta segunda temporada vão ser inseridos no site 13reasonswhy.info um Guia de Debate, bem como uma série de de vídeos nos quais o elenco irá abordar problemas prevalentes na série. Nesse mesmo espaço estão disponíveis contactos para a prevenção da depressão e suicídio, nomeadamente o SOS Voz Amiga.

Nova temporada de 13 Reasons Why vai ter temas além do suicídioGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Moullinex em duas noites no Eurovision Village no Terreiro do Paço

Moullinex em duas noites no Eurovision Village no Terreiro do Paço

“The Terror” – Análise “A Mercy” #S01E06

“The Terror” – Análise “A Mercy” #S01E06