A NOS lançou hoje o primeiro serviço eSIM (embedded SIM ou SIM embutido) do mercado português. Os clientes da NOS são os primeiros a experimentar o eSIM, nos smartphones comercializados em Portugal com esta tecnologia.
Com esta nova era dos cartões SIM – na qual os fabricantes de equipamentos começam a apostar e com tendência crescente nos próximos anos – a vantagem mais imediata, para além da desmaterialização do cartão SIM, é a possibilidade de utilização de diferentes eSIM num mesmo telemóvel, com diferentes números do mesmo ou de diferentes operadores.
A utilização de dois números é a vantagem tida como mais relevante pelos clientes quando procuram esta solução do eSIM, porque lhes permite, por ex, ter um número pessoal e um profissional num só telemóvel.
Mas o eSIM não está limitado à utilização do Dual SIM, existem outras vantagens, como a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais, a simplificação do processo de ativação que tenderá a ser remoto e cada vez mais digital, o desenvolvimento de equipamentos conectados mais pequenos, a potencial diminuição do número de avarias e a expansão da conetividade entre diferentes equipamentos (smartphones, tablets, smart watches, bandas de fitness).
Em Portugal ainda são poucos os equipamentos com eSIM, mas para os clientes que os usam, poder ter um eSIM nada significava até agora, já que nenhum operador português disponibilizava o serviço.
Nesta fase de lançamento o processo de adesão é realizado, a partir de 5ª feira, em algumas das lojas NOS do continente, da NOS Madeira e da NOS Açores. Nos próximos meses o serviço estará disponível em todas as Lojas da NOS.