in , ,

NBA 2K21 (Playstation 4) | Análise Gaming

nba-2k21-switch-hero

NBA 2K21 chegou, viu e venceu, mas sem revolucionar. Conheça a nossa opinião da nova iteração da série de simulação da maior competição de basquetebol do mundo.

2020 prometia ser dos anos mais quentes na NBA. Lakers com LeBron James e Anthony Davis, Clippers com Kawhi Leonard e Paul George, Bucks com o MVP Giannis cada vez melhor jogador, Rockets com um small ball extremo baseado em Harden e Westbrook, Raptors os actuais campeões a tentar repetir a gracinha do ano anterior sem Kawhi, e depois ainda haveria uma dúzia de equipas dedicadas a surpreender como os Heat com Butler, Nuggets com Jokic e Murray, Boston com Brad Stevens e o seu grupo base, e por aí fora.

Mas, como em tudo neste ano, a pandemia que assolou o mundo levou a que o campeonato tivesse que parar durante alguns meses logo na altura decisiva. Encontravámo-nos a poucas semanas dos Playoffs da NBA. Agora, dentro da bolha na Disney World, já chegámos às finais de conferência e temos assistido a grandes jogos, mas ficará para sempre aquela ideia de que, em tempos normais, com os pavilhões cheios, esta fase final seria das mais interessantes na NBA dos últimos anos. Ao dia em que escrevemos isto Miami e Boston disputam a final do Este e os Lakers e Nuggets disputam o Oeste.

nba2k21_02

Por isso replicar os Playoffs desta época da NBA com pavilhões cheios só nos videojogos. E eis que nos chega às mãos o NBA 2K21 numa altura estranha mas propícia ao sucesso. Estranha porquê? Porque este jogo, que deveria sair no início da próxima época, chega às lojas antes da actual época findar. Propícia porquê? Pois chega na altura mais interessante da competição.

nba-2k21-screen-03-ps4-en-13aug20

NBA 2K21 está disponível actualmente em várias plataformas como PS4, XBOX One, Nintendo Switch, PC e Stadia, mas também irá estar disponível nas consolas de nova geração como a PS5 e XBOX Series X | S. Quem comprar a Mamba Forever Edition para a PS4 ou XBOX One, terá direito à versão das novas consolas, e vice-versa.

O progresso do jogador no modo MyTeam irá progredir da geração actual para a nova e os VC ganhos ou comprados também.

Eb7TFmIWoAExPUq

Mas enquanto as consolas de novas geração não chegam, tivemos oportunidade de jogar a versão de NBA 2K21 para a Playstation 4. E o que dizer sobre esta versão? Não esperando qualquer tipo de revolução na jogabilidade ou nos modos de jogo, aquilo que encontramos em 2K21 é um jogo melhorado e mais maduro na sua oferta.

Falando da jogabilidade em si, existe uma grande novidade que influencia em muito o jogo. A nova mecânica “Shot Stick” de lançamento está a criar muita polémica entre os jogadores habituados à série. Na minha opinião esta nova mecânica torna o jogo mais interessante, realista, apesar de ter uma curva de aprendizegem bem maior do que as mecânicas de lançamento dos jogos anteriores, mas depois de aprendido e masterizado, é muito satisfatória. Tirando essa alteração o jogo joga-se praticamente de igual forma, mas esta alteração no lançamento pode fazer com que muitos jogadores sofram com isso (embora seja possível reverter essa mecânica).

nba2k21_03

Existem pequenas melhorias na jogabilidade que permitem que o jogo corra com maior fluidez, tanto em campo como ao nível dos loading screens e cutscenes, dando assim mais vontade de o continuar a jogar constantemente. A nível da IA senti algumas decisões diferentes das que estava habituado no 2K20, incluindo uma maior atenção das defesas contrárias nos jogadores que podem decidir. Dei por mim a ser alvo de diversos “double teams” enquanto jogava com Lillard, Wade ou Allen Iverson no MyTeam.

Em relação aos modos de jogo, mantém-se os habituais mas com alterações que podem ser significativas. MyTeam continua viciante e promete garantir várias dezenas de horas de diversão, contando agora uma espécie de Season Pass, tal como é possível encontrar noutros jogos de desporto como FIFA, e ainda desafios que remetem tanto para o que se passa actualmente na NBA como para momentos históricos. Continua a ser divertido criar a nossa equipa no MyTeam e enfrentar desafios como marcar 50 pontos contra Jamal Murray ou Luka Doncic. Se é verdade que o MyTeam continua ainda a puxar muito ao jogador para gastar dinheiro real, não senti nestes dias qualquer necessidade de o fazer para conseguir ter uma boa equipa e bem competitiva no online. Se estiverem com dificuldades na equipa, procurem na internet por “Locker Codes” que podem ajudar a fortalecer a vossa equipa.

nba-2k21-ja-morant-current-gen

O modo história do MyCareer deste ano oferece a visão de um jogador que tem um passado familiar na NBA e sobre o qual tem de conseguir viver e conseguir singrar na competição. Continua a ser notória a atenção que a 2K dedica a este modo, contando com participação de grandes nomes, tanto de Hollywood como da própria NBA, como Jesse Williams, Damian Lillard, Zion Williamson, Djimon Hounsou, Mirelle Enos ou Michael K. Williams. Neste ano é possível jogar novamente basquetebol universitário, tendo até 10 equipas dessa vertente (UCLA, West Virginia, Syracuse, Oklahoma, Florida, Gonzaga, Texas Tech, UConn, Michigan State e Villanova). Sem estragar a experiência da história, é uma narrativa interessante, das melhores até dos últimos anos, mas já é um modo que já começa a cansar e sobre o qual não irei passar muito mais tempo.

MyLeague e MyGM infelizemente não apresentam grandes novidades, e isso é uma má notícia, devido à grande possibilidade que estes modos têm.

NBA 2K21 oferece, tal como é apanágio da série, o melhor simulador de basquetebol. Não houve uma revolução no jogo, mas não há melhor jogo de basquetebol que este. As actualizações feitas contribuíram para isso, e se estão a pensar recriar a experiência da NBA, o 2K21 é actualmente o melhor jogo, têm é de se habituar à nova mecânica de lançamento. Esperamos agora para ver o que será feito nas versões de nova geração de consolas.

 

 

 

NBA 2K21 (Playstation 4) | Análise Gaming | CA Notícias
NBA 2K21 (Playstation 4) | Análise Gaming | CA Notícias

NBA 2K21 chegou, viu e venceu, mas sem revolucionar. Conheça a nossa opinião da nova iteração da série de simulação da maior competição de basquetebol do mundo.

Product In-Stock: InStock

Avaliação do editor:
4
Deathloop | Two Birds One Stone – Trailer de Jogabilidade Oficial 2 | PS5

Deathloop | Two Birds One Stone – Trailer de Jogabilidade Oficial 2 | PS5

Everything You Need to Know About Sea of Thieves in 2020

Everything You Need to Know About Sea of Thieves in 2020