A primeira edição do Nanicon em Braga, um evento organizado pelo PTAnime. Cosplay, gaming, cultura pop japonesa, merchandising e gastronomia foram alguns dos elementos que compuseram esta iniciativa que decorreu na Escola Secundária de Alberto Sampaio.
Poderá também gostar de ler: Iberanime OPO 2018: o rescaldo da primeira edição na Exponor
Um dos momentos altos que abriu o dia foi um pequeno painel em homenagem ao falecido Stan Lee, intitulado Painel NaniSmash. O painel foi moderado por Nelson de Sousa (fotógrafo e videógrafo pelo PTAnime) e contou com as presenças de Pedro de Carvalho (editor na 4gnews e representante da Xbox Portugal), Armando Mateus (membro da equipa do “Café Mais Geek!”), Leonardo Lucas (um dos cosplayers mais conhecidos em Portugal) e a youtuber Arya Urubunny (Sara Gomes).
Durante o painel todos os convidados falaram um pouco sobre as suas experiências profissionais no que toca a cultura pop japonesa, cosplay, tecnologia, bem como algumas histórias dos percursos profissionais e pessoais de cada um. A isto seguiu-se um vídeo comovente com um tributo a Stan Lee, uma figura que marcou várias gerações quer pela criação de diversos super-heróis icónicos quer pelo seu carisma sempre que fazia cameos ou convivia com fãs do seu trabalho. O painel encerrou com uma reflexão dos participantes e do público sobre o impacto que Lee teve um pouco por todo o mundo.
Luís Figueiredo, animador e ilustrador de profissão, também foi uma das presenças relevantes do evento, tendo apresentado um pouco sobre a sua arte e trabalho. O artista contou a sua história relaçando o facto de ter desisitido de trabalhar na área de Gestão trocando isso pela área de animação. Mostrou ainda alguma da sua arte referindo como desenhar determinadas partes do corpo e como tal pode influenciar a apresentação de uma personagem. Em baixo está um vídeo da autoria de Luís.
Lê a nossa primeira notícia sobre o evento: Primeira edição do NaniCon chega a Braga em dezembro
Após um pequeno momento de partilha de experiências entre os cosplayers membros do público, por fim chegou um dos momentos mais aguardados do evento: o Concurso de Cosplay. Tendo como júri Fábio Pimenta, Miguel Ferreira e Ermelinda Lima e apresentado por Nelson de Sousa a iniciativa julgou os concorrentes em quatro categorias: Melhor Skit de Grupo, Melhor Skit Individual, Melhor Costura e Melhor Armadura.
Em baixo estão os vencedores e as menções honrosas do concurso.
Durante o resto do dia, diversos expositores de trabalhos de artesanato, iniciativas de gaming (destacando-se o novo Super Smash Bros) e jogos de tabuleiro (incluindo o famoso Dungeons and Dragons) e ainda de gastronomia estiveram presentes no evento. Entre os principais expositores estiveram o próprio PTAnime, o Aniplay, o Cosplay Hour e o Altercos. Destaca-se ainda o Akai Street food van que trouxe alguns petiscos nipónicos, entre os quais Ramen, as bebidas Ramune e os famosos Dorayakis popularizados por “Doraemon”.
O espaço dentro da escola era pequeno mas bem iluminado e organizado, tendo as indicações devidamente colocadas. Esta é a primeira edição desta iniciativa que conseguiu atrair diversos curiosos de Braga e outros distritos.