Nomeado para os Césares, os prémios de cinema francês, o drama histórico ‘Uma Nação, Um Rei’ recria a queda do Rei Luis XVI e a Revolução Francesa de 1789.
Este filme épico e ousado, realizado por Pierre Schoeller, aborda as divisões e o desespero que levaram à Revolução Francesa, com um elenco que inclui alguns dos melhores nomes do cinema francês: Gaspard Ulliel (‘Um Longo Domingo de Noivado’), Adèle Haenel (‘Os Combatentes’), Olivier Gourmet, Louis Garrel, Niels Schneider e Denis Lavant.
‘Uma Nação, Um Rei’ alterna entre os acalorados debates do tribunal de Luís XVI e a raiva crescente expressada pelo proletariado que exige mudança, apresentados num filme com detalhes luxuosos deste período. Este filme histórico, que começa em 1789 e termina em 1793, encaminhou o realizador para um território desconhecido – desde os costumes, decoração, luzes, efeitos especiais e dramatização das multidões.
Nomeado para os Césares de Melhor Guarda Roupa (Anaïs Romand) e Melhor Cenografia (Thierry François), na edição deste ano dos Prémios do Cinema Francês.