De 1 a 13 de junho, a Trezena a Santo António troca orações por canções, com concertos e atividades de entrada livre, no Museu de Lisboa – Santo António e Igreja de Santo António.
Durante 13 dias, o Museu de Lisboa – Santo António convida todos para um programa com percursos pedonais, atividades para crianças e um concerto por dia (no Museu ou na Igreja).
O que é a Trezena a Santo António? É um conjunto de orações em louvor a Santo António que se rezam nos treze dias antes da sua festa. Ao contrário da maioria dos santos, que se comemoram com novenas, o Santo António celebra-se com uma Trezena.
Conta a tradição que se reza a trezena para comemorar o episódio em que o frade tinha perdido o seu breviário de muita estima e, depois de o procurar insistentemente, este só aparece ao fim de treze dias. É por isto que O chamam deparador das coisas perdidas.
Academia de Amadores de Música, Márcia, Maria Emília, Diana Vilarinho, António Chaínho e Marta Dias, Coro do Tejo, Mur Mur (Sandra Celas), Mano a Mano (André e Bruno Santos), Lenita Gentil, Mafalda Arnauth e Ana Free são os concertos agendados para esta “Trezena Cultural”.
Confira o programa:
Outras Atividades
2 junho
15h30 – As Viagens de Santo António, visita-jogo
3 junho
11h30 – Percurso de Santo António a São Vicente
15h30 – Santo António no Livro Infantil – Leituras para miúdos e graúdos
9 junho
11h30 – As Viagens de Santo António, visita-jogo miúdos e graúdos
14h – Visita orientada ao Museu
15h30 – As Profissões do Tempo de Santo António, visita-jogo
10 junho
11h30 – Santo António no Livro Infantil – Leitura de Cristina Cavalinhos
14h30 – As Muralhas de Lisboa (visita orientada)
16h – Percurso Procissão de Santo António
12 junho
10h às 20h – Entrada livre no Museu (horário alargado de abertura do Museu)
13 junho
10h às 22h – Entrada livre no Museu (horário alargado de abertura do Museu)