O mundo dos jogos regressa ao MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, desta vez com uma Jam – 48 horas de criação e desenvolvimento de jogos de terror. A iniciativa, em parceria com a Universidade Lusófona, dirige-se a jovens e vai decorrer de 31 de agosto a 2 de setembro.
Durante três dias, a Universidade Lusófona irá receber 40 profissionais, estudantes e entusiastas de áreas relacionadas, como ilustração, modelação, música, programação, design, entre outras. O objetivo é criarem jogos multidisciplinares, digitais ou de tabuleiro, que respondam ao desafio apresentado no primeiro dia.
As candidaturas estão abertas a todos e a organização pretende criar um grupo que dê oportunidades a todos. “Tentamos sempre fazer alguma curadoria dos participantes no sentido de criar um grupo heterogéneo de veteranos e principiantes”, explica Wilson Almeida, da Universidade Lusófona.
Para Luís Mata Henriques, do MOTELX, “a associação entre o MOTELX e os jogos acaba por ser natural. São dois mundos que o público do Festival gosta e, por isso, quisemos alargar o espaço dos jogos na nossa programação e tornar o evento mais eclético”.
Os melhores jogos serão, de seguida, apresentados durante o Festival propriamente dito, entre 4 e 10 de setembro, e um júri selecionará o vencedor, a quem será atribuído um grande prémio. As inscrições podem ser feitas na página do evento até dia 27 de agosto.
Além da Horror Game Jam, o MOTELX vai receber também o “Senta-te e Joga” em palco. O programa de YouTube que recebe convidados especiais para jogar alguns dos melhores videojogos vai subir ao palco do Cinema São Jorge nos dias do Festival, com alguns participantes surpresa e prémios para os membros do público e equipas que participarem nos desafios da noite.
O MOTELX irá decorrer de 4 a 9 de setembro.