Morgan Heritage – O calor da música Reggae e as sonoridades da Jamaica numa noite inesquecível

Lisboa foi palco de mais um concerto de Morgan Heritage, no Cineteatro Capitólio, um espaço renovado mesmo no centro de Lisboa e completamente dedicado à Música, Teatro e Cinema.

Morgan Heritage foi formada em 1991 pelos 5 filhos de Denroy Morgan, para honrar o legado do pai, e tem no sangue todo o espírito e cultura Jamaicanos. O Concerto de abertura começou perto das 21 horas e contou com a voz de Jemere Morgan. O músico, filho de Gramps Morgan dos Heritage, revelou ter também a vontade e talento que passaram de geração em geração. A cultura e a tradição são uma constante neste género musical, onde a influência dos fundadores está sempre presente e é revitalizada através da voz dos artistas, que fornecem ao público uma miscelânea de sons.

Morgan Heritage
Morgan Heritage | @Nelson Mendes

Pelas 22 horas começaram a soar os primeiros acordes de Morgan Heritage e em poucos segundos a plateia, que já estava muito bem composta, começou a vibrar ao som do novo álbum “Avrakedavra”. Esta é a tour de apresentação deste novo disco, onde podemos ouvir as músicas “Want some more” e “One Family” que contam com a participação de Ziggy Marley e Stephen Marley. Esta banda, já galardoada com dois Grammys (2016 e 2018), tem um lugar de destaque na cultura do Reggae, não só pela sua origem familiar e relação direta com as raízes da música jamaicana, como também pelo seu talento e valor na conceção musical. Ao longo do concerto tivemos o prazer de ver uma plateia animada, que respondeu aos bons ritmos e batidas, fazendo notar uma boa vibe contagiante.

Um dos momentos mais especiais foi a lembrança de uma das vozes mais queridas do Reggae português, Nuno Chaparro, que nos deixou no final do mês de Janeiro. Esta homenagem aqueceu os corações de quem o seguia e ouvia a sua mensagem, sendo ele um dos mais importantes difusores do movimento Reggae Português para o mundo.

Já soava no relógio a meia-noite, e os BTR Sound subiram ao palco dando ao público um encerramento de prestígio. Acabaram assim uma noite fantástica, onde podemos ter acesso a uma cultura que tem no seu ADN a música e a herança cultural.

Análise por João Miguel Gouveia

Fotografias por Nélson Mendes

Morgan Heritage 2
Morgan Heritage | @Nelson Mendes