em , ,

Como montar um PC GAMING em 2018 (COM VÍDEO)

Comprar um PC Gaming pode ser um desafio. Mas para quê comprar um PC mais caro e com componentes piores, se conseguimos montar um tal como queremos e mais barato?

Comprar um PC Gaming pode ser um desafio. Mas para quê comprar um PC mais caro e com componentes piores, se conseguimos montar um tal como queremos e mais barato? Veja no vídeo como se faz:

 

1º Passo – Motherboard e CPU
Mb

Primeiro há que preparar a motherboard. Atenção que o ideal é pegar na MB de lado, para não tocar com os dedos nos circuitos, que são sensíveis à eletricidade estática.

Cpu 1

Depois, é necessário instalar o CPU. Para isso é necessário abrir a patilha de segurança, ter a certeza de que a bola no canto superior esquerdo do CPU combina com a bola no canto superior esquerdo do encaixe do CPU na Motherboard. É necessário apenas pousar, com toda a calma, o CPU na motherboard e voltar a fechar a patilha.


2º Passo – Memórias
Ram
A RAM são dois sticks que se encaixam na motherboard (ver nas instruções da MB quais as entradas próprias para tal, já que existem 4, e duas delas são mais rápidas do que as outras).

Ram 2

Quando encaixadas, é necessário aplicar alguma força até se ouvir um “click”. Aí, está tudo pronto.

 

M2

No caso da memória ROM, se for um SSD M2 convém montar logo na MB (ver instruções para saber onde é o encaixe certo, depende de Motherboard para Motherboard). Se for um SSD convencional ou um HDD, este deverá ser montado no fim de tudo.

M2 1


3º Passo – Cooler

Cooler Plastico

O principal a ter em conta quando montamos um cooler é, além de instalar as ventoinhas próprias, tirar o plástico do dissipador, para que o metal deste entre em contacto com a pasta térmica que ficará entre si e o CPU.

Termica

Depois, deverá ser colocada apenas uma ervilha de pasta térmica no CPU (nada mais do que isso, atenção!). Posteriormente, coloca-se o dissipador sobre a pasta sem o levantar novamente, para não criar bolhas de ar dentro da pasta térmica – e assim garantimos uma boa condução do calor do CPU para o cooler.

Cooler 3

Por fim, aparafusa-se o dissipador à MB e passamos ao passo seguinte.


4 ºPasso – A caixa
Caixa

Abrindo a caixa e colocando-a sobre uma mesa, temos tudo pronto para aparafusar a MB com todos os componentes já montados anteriormente. O mesmo será feito com o cooler. Depois de confirmarmos que está tudo consoante as instruções da caixa e da Motherboard, podemos passar à próxima etapa.


5º Passo – Placa Gráfica + Power Supply
Para instalar a placa gráfica é necessário desaparafusar as chapas de metal que estão na caixa, para que o GPU/Placa Gráfica encaixe na perfeição. Depois, deveremos encontrar a entrada PCIE própria para a nossa gráfica (ver nas instruções da MB qual é a entrada PCIE mais rápida), para que seja apenas necessário o encaixe. Por fim, garantimos a segurança da placa gráfica prendendo-a à caixa com parafusos no sítio correcto. Caso tenha alguma dúvida, as instruções da caixa e/ou da gráfica dão-lhe uma boa ajuda.

Por fim, instala-se a Power Supply e ligam-se todos os cabos necessários a todos os componentes, para que não falta a devida energia a nenhum deles.


6º Passo – Instalação do Windows e Cable Management
Cable Management

Para não nos alongarmos muito nesta etapa, convém frisar que existem vários tutoriais bem completos na internet sobre como instalar o Windows através de uma pen. Mas avisamos que antes de fechar o PC convém instalar o Sistema Operativo (Windows, por exemplo) para garantir que está tudo a funcionar bem – porque caso não esteja, terá que voltar a abrir o PC para corrigir o que quer que seja, o que o fará demorar muito mais tempo.

Por fim, se estiver tudo a funcionar como suposto, basta fazer a gestão de cabos, para que fique tudo direito e organizado e, depois, fechar a caixa.

 

7º Passo – Jogar até ao infinito!
Pc Gaming

Este é o nosso passo favorito, porque depois de uma horas a montar um PC, não há nada melhor que tirar proveito daquilo que construímos com as nossas próprias mãos.

 

Componentes utilizados:
Motherboard – MSI Z370 Krait Gaming
CPU – Intel i7 8700k
GPU – Gigabyte Nvidia GTX 1080
SSD – Samsung 970 EVO
Power Supply – EVGA Supernova 650
RAM – Corsair Vengeance LPX 16GB
CPU Cooler – Cooler Master MasterLiquid 240
Caixa – Corsair 270R

 

ATENÇÃO:
Caso pretenda seleccionar os seus próprios componentes de um PC, convém ter em atenção que a socket do CPU tem de coincidir com a socket da motherboard, caso contrário, irá estragar tanto o CPU como a Motherboard. Além disso, o tamanho da MB tem de coincidir com o tamanho da caixa (ATX com ATX ou Mini ATX com Mini ATX, etc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Crítica Cinema – Sibéria (2018)

Carlão e Áurea no palco do Forum Montijo

Carlão e Áurea no palco do Forum Montijo, nas próximas quintas-feiras