in

Mil Pedaços

, Mil Pedaços

Mil Pedaços

Música & Festivais | Música


C.C de Santa Comba Dão

Audit. da Casa CSCD

Classificação Etária

A classificar pela CCE

Promotor

AMAD – Associação de Música e Artes do Dão

Breve Introdução

Canções tradicionais portuguesas com arranjos inéditos de Luís Figueiredo.

Sinopse

Este projeto resulta de uma parceria entre o Simantra Grupo de Percussão e o pianista e compositor Luís Figueiredo. Um trabalho inédito que irá permitir ao público uma nova visão das canções tradicionais que muitos jovens não conhecem e que devido à sua qualidade performativa e musical, levará à redescoberta da música tradicional portuguesa. Compreende canções de várias zonas do país, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pela Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo. Canções de trabalho, romances, canções de embalar e outros géneros, bem como música popular da autoria de José Afonso, Fausto Bordalo Dias e Sérgio Godinho. O grande desafio deste projeto passa por conseguir comunicar sonicamente as referências coletivas que temos da música tradicional e popular portuguesa, e ao mesmo tempo construir peças com uma linguagem idiomática da percussão erudita. Combina música escrita e improvisada, emprega recursos associados à escrita para big band, e um vocabulário tímbrico que resulta da exploração das inúmeras possibilidades oferecidas pelo universo da percussão. Harmonicamente, está latente uma abordagem facilmente identificável com o jazz. Esta vontade, concretizada agora, promove a valorização da riquíssima cultura musical portuguesa, cruzando os vetores de várias práticas musicais.

Ficha Artística


Músicos
Andrés Pérez I percussão
Leandro Teixeira I percussão
Luiz Ferreira I percussão
Ricardo Monteiro I percussão
Luís Figueiredo I piano e arranjos
 
 
 
Simantra Grupo de Percussão
O Simantra Grupo de Percussão nasceu da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado à execução de música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objetivo a interação das diferentes expressões artísticas com a música contemporânea. A sua missão visa a valorização e execução do repertório percussivo português e estrangeiro, realizando estreias, primeiras audições e encomendas de obras. Ao longo destes 13 anos de atividade o grupo teve a oportunidade de tocar em diversos festivais nacionais e internacionais, como Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Festival da Primavera, Festivais de Outono, Cistermusica, Musicalvão, Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão da Patagónia (ARG), Festival Internacional de Marimbistas e Percusiones de Villahermosa (MEX) ou IPEW 19 (CRO). Acompanhou diversos solistas internacionais como, Kuniko Kato (JAP), Katarzyna Mycka (POL), Ching Chen Lin (TWA), Ludwig Albert (BEL) ou Mark Ford (EUA). Estreou e encomendou obras de Evgueni Zoudilkine, Hugo Correia, Carlos Alberto Augusto, Nuno Leal ou Jorge Salgueiro. Premiado internacionalmente, o grupo conquistou o primeiro lugar no CIMCA 2011 – categoria superior.
 
Luís FigueiredoLui´s Figueiredo e´ pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Nasceu em Coimbra em 1979. Estudou piano no Conservato´rio de Mu´sica de Coimbra e mais tarde na Universidade de Aveiro e no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Estudou com Vitali Dotsenko, Ma´rio Laginha, Anto´nio Chagas Rosa e Filipe Melo, entre outros. Editou o seu primeiro a´lbum como li´der em 2010 (Manha~, JACC Records). Trabalhou e/ou gravou com Cristina Branco, Bruno Pedroso, Carlos Bica, Andre´ Fernandes, Lui´sa Sobral, Alexandre Fraza~o, Reinier Baas, Joa~o Moreira, Ana Bacalhau, Ma´rio Delgado, Bernardo Moreira, David Binney, Joa~o Hasselberg, Perico Sambeat, Ma´rio Laginha, Ricardo Toscano, Eduardo Raon, Rita Maria, Diogo Duque, Ma´rio Franco, Carlos Barretto, Jorge Moniz, Gisela Joa~o e Jeffery Davis, entre va´rios outros. Trabalhou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Cla´ssica do Sul, Orquestra XXI, Hr Frankfurt Rundfunk Big Band (DE), Het Gelders Orkester (NL), para ale´m de va´rios ensembles de mu´sica de ca^mara. Foi o arranjador da canc¸a~o vencedora do Festival Eurovisa~o da Canc¸a~o 2017, “Amar Pelos Dois”, e foi tambe´m o compositor da banda sonora original da edic¸a~o de 2018 do mesmo

Preços

BILHETE GERAL – 6,00€

Sessão

24 set 2022 21:00

Duração

60 minutos

Abertura Portas

21:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, Mil Pedaços

, Hic Sunt Dracones – FIMP

Hic Sunt Dracones – FIMP

, ZORAN IMSIROVIC COM OSA

ZORAN IMSIROVIC COM OSA