O piloto Miguel Oliveira (KTM) venceu este domingo o Grande Prémio de Itália, tornando-se o primeiro português a vencer no campeonato do mundo de motociclismo de velocidade.
Depois de ter partido na 11.ª posição da grelha de partida, o português assumiu pela primeira vez a liderança a 12 voltas do fim e, ainda perdeu a liderança por diversas ocasiões, mas na última volta seria ele mesmo a cortar a meta na 1.ª posição.
Oliveira cumpriu as 20 voltas em 39.39,510 minutos, menos 71 milésimos do que Kent e 127 do que o italiano Romano Fenati.
Na classificação geral do Mundial, o português subiu quatro posições e é agora o quarto classificado, com 66 pontos, com Kent a liderar com 124, à frente do italiano Enea Bastianini, com 78, e Benati, com 67.
O piloto natural de Almada, oitavo classificado no Mundial de Moto3 de 2015, era o único português que já tinha conseguido subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, o que fez em cinco ocasiões, sendo que o melhor resultado era o segundo lugar conquistado no Grande Prémio da Austrália, em 2012, e de Espanha, em 2015.