A Livraria Lello não inspirou o universo de Harry Potter, assumiu hoje J. K. Rowling num tweet.
J.K. Rowling desmistificou hoje uma das mais faladas inspirações que a levaram construir o universo mágico de Harry Potter e de Hogwarts. A Livraria Lello no Porto e as suas escadarias são referidas há muitos anos pelos fãs do Harry Potter como inspirações para o local que JK Rowling imaginou onde Harry Potter conheceu Gilderoy Lockhart no livro Harry Potter e a Câmara dos Segredos, visto que J. K. Rowling chegou a morar na cidade do Porto, tendo ensinado Inglês na cidade portuense na época em que começou a escrever e a esboçar o universo de Harry Potter.
Num tweet da própria J. K. Rowling, a escritora pretendeu desmistificar as alegadas inspirações que a levaram a escrever os livros de Harry Potter, e uma das primeiras que negou por completo foi a da Livraria Lello, referindo que nem sequer visitou a livraria, e portanto nada tem a ver com Hogwarts. No entanto reconhece a beleza da mesma e gostaria de ter visitado no tempo em que esteve na cidade do Porto.
For instance, I never visited this bookshop in Oporto. Never even knew of its existence! It’s beautiful and I wish I *had* visited it, but it has nothing to do with Hogwarts! pic.twitter.com/f83rxBeeyY
— J.K. Rowling (@jk_rowling) May 21, 2020
A Livraria Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo e beneficiou de um aumento de popularidade neste século, muito devido à associação da livraria com o mundo mágico que J. K. Rowling criou. Diariamente eram vários os curiosos que se deslocavam à livraria, vindos de todos os cantos do mundo. Agora, com a desmistificação de J. K. Rowling, veremos se conseguirá manter o mesmo número de visitantes e interessados na sua belíssima livraria.