Vida complicada para o Sporting esta noite na República Checa, mas que terminou com um sorriso nos lábios leoninos. Os leões não estavam à espera de tanta garra por parte do Plzen, que ainda conseguiu empatar a eliminatória, mas no final a sorte sorriu aos portugueses.
Num onze que poucos podiam esperar, em que Jorge Jesus fez Battaglia alinhar como lateral-direito e colocou Petrovic no meio campo, as dificuldades verdes e brancas começaram logo aos 6 minutos com um golo madrugador de Bakos.
Apesar de o Sporting ter tido mais posse de bola, a verdade é que as coisas pareciam não correr de feição ao conjunto de Alvalade e eram os checos que chegavam com bastante mais frequência à baliza de Rui Patrício.
O intervalo chegou com o leão em desvantagem, desvantagem essa que se ampliou à passagem do minuto 64 e novamente por Bakos. As coisas complicavam-se e muito para a turma portuguesa, que via assim a eliminatória empatada, e Jorge Jesus fez entrar Piccini para o lugar de Petrovic, fazendo avançar no campo Battagalia, e Montero para o lugar de Acuña, dando mais liberdade no ataque.
Perto do final o Sporting ainda podia ter terminado com as contas, mas Bas Dost falhou um penalty que seria decisivo, levando tudo para prolongamento.
E foi Battaglia que, aos 105+2, fez o golo da vitória lusa na eliminatória e levou ao delírio os adeptos sportinguistas que se deslocaram até à antiga Checoslováquia.
O Sporting passa, assim, aos quartos de final da Liga Europa e espera agora por amanhã para conhecer o próximo adversário na competição europeia. Atlético de Madrid, Marselha, Leipzig e Lazio são as outras equipas já apuradas.