em ,

LEFFEST’18: Filmes em competição

A 12º edição do Lisbon and Sintra Film Festival (LEFFEST) arranca já esta sexta-feira, dia 16, e traz novamente uma grande seleção de filmes em competição.

A 12º edição do Lisbon and Sintra Film Festival (LEFFEST) arranca já esta sexta-feira, dia 16, e traz novamente uma grande seleção de filmes vindos de todos os cantos do mundo em competição, dentro dos quais estão os tão aguardados “Blaze” de Ethan Hawke e “Vox Lux” de Brady Corbet.

Este ano, o festival tem como júris desta secção Chrysta Bell, Stephen Kovacevich, Jorge Queiroz, Walter Salles, Martha Argerich e Jonathan Littell.

Em baixo pode consultar os filmes em competição e as respetivas sinopses e datas de sessões.

1

“Asako I & II”, Ryûsuke Hamaguchi.

Sinopse: O filme começa quando Asako e Baku, dois estudantes universitários, se conhecem e se apaixonam à saída de uma exposição de fotografia. Contudo, Baku abandona subitamente Asako, sem qualquer explicação. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku a trabalhar num bar de saké, mas na verdade trata-se de Ryohei, um simpático jovem de voz suave, confuso com as súbitas atenções de Asako. Começam a namorar e Asako não conta ao namorado que este se assemelha fisicamente à sua antiga paixão. Quando Baku reaparece anos depois, a jovem vê-se confrontada com os seus antigos sentimentos.

Sessões:

Sábado, dia 17, às 15:30h – Cinema Medeia Monumental;

Segunda-feira, dia 19, 18:30h – Cinema Medeia Monumental;

2

“Blaze”, Ethan Hawke.

Sinopse: “Blaze” é inspirado na vida de Blaze Foley, a lenda do movimento Texas Outlaw Music, que deu a conhecer estrelas como Merle Haggard e Willie Nelson. O filme entrelaça três períodos diferentes, re-imaginando o passado, o presente e o futuro de Blaze. Os diferentes fios narrativos exploram a sua relação com Sybil Rosen e o impacto que as suas músicas e a sua morte tiveram nos fãs, amigos e inimigos. Culmina num final agridoce, que reconhece os altos e baixos de Blaze e as impressões que deixou nos que com ele se cruzaram.

Sessões:

Sábado, dia 17, 18:30h – Cinema Medeia Monumental;

Segunda-feira, dia 19, 21:45h – Cinema Medeia Monumental;

3

“In My Room”, Ulrich Köhler.

Sinopse: Armin é um homem indeciso e infantil, cuja vida livre e boémia se está a tornar pouco digna. Atira-se a jovens cujas mães conheceu em festas de há uma geração atrás e mal consegue juntar uns míseros trocos para pagar a renda da sua fétida cama. Contudo, um dia, enquanto tenta recuperar da ressaca, Armin repara que tudo mudou e que, para sobreviver, ele também tem de mudar. De um dia para o outro, toda a humanidade desapareceu.

Sessões:

Domingo, dia 18, 16:30h – Cinema Medeia Monumental – Com a presença da atriz Elena Radonicich;

Sexta-feira, dia 23, 16:45h – Cinema Medeia Monumental – Com a presença do ator Hans Löw;

4

“John McEnroe: In The Realm Of Perfection”, Julien Faraut.

Sinopse: Um documentário sobre a final de 1984 do Open de França entre John McEnroe e Ivan Lendl, quando McEnroe era o melhor jogador do mundo. Através de filmes de arquivo de 16 mm das suas atuações no estádio de Roland Garros, Faraut revela tanto a atenção de McEnroe ao desporto em si como às próprias filmagens, criando um retrato vivo e imersivo de um atleta motivado. Este é um estudo sobre ténis, sobre o corpo humano e o movimento e, em última análise, sobre como tudo isto se conecta com o próprio cinema.

Sessões:

Quarta-feira, dia 21, 15:30h – Cinema Medeia Monumental;

Quinta-feira, dia 22, 21:30h – Cinema Medeia Monumental;

Sexta-feira, dia 23, 21:30h – Centro Cultural Olga de Cadaval;

5

“L’Homme Fidèle”, Louis Garrel.

Sinopse: Marianne deixa o jornalista Abel por Paul, o melhor amigo deste, de quem está grávida. Oito anos mais tarde, Paul morre e Abel e Marianne voltam um para o outro. Contudo, esta nova relação vai desencadear ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, como na irmã mais nova de Paul, Eva, a qual tem, desde jovem, uma paixão secreta por Abel.

Sessões:

Quarta-feira, dia 21, 21:30h – Cinema Medeia Monumental;

Sábado, dia 24, 21:30h – Centro Cultural Olga de Cadaval – Com a presença de Louis Garrel, Laetitia Casta e Jean-Claude Carrière

6

“Long Day’s Journey Into Night”, Bi Gan.

Sinopse: De início, a história assemelha-se a uma pausada trama novelesca, girando à volta de Luo, um homem solitário e temperamental, que, em voz off, partilha os seus pensamentos enquanto reflete sobre o tempo passado em Kaili e o significado do seu regresso. Luo relembra o romance com Wan Quiwen, uma paixão há muito perdida, e deambula pelas ruas batidas pela chuva, onde as luzes de néon pontuam as sombras como ilhas do passado. Num flashback até ao ano 2000, Luo revive um corajoso confronto com um criminoso local e o trauma do assassinato do seu velho amigo Wildcat.

Sessões:

Quarta-feira, dia 21, 18:00h – Cinema Medeia Monumental;

Quinta-feira, dia 22, 15:30h – Cinema Medeia Monumental;

7

“Ray & Liz”, Richard Billingham.

Sinopse: Nos arredores de Birmingham e nas margens da sociedade, a família Billingham leva a cabo rituais extremos e quebra tabus sociais numa vida decidida por fatores fora do seu controlo. Por vezes chocantes ou salpicados por um humor inquietante, desenrolam-se três episódios que, no seu conjunto, formam uma poderosa evocação da experiência de crescer num apartamento estatal em Black Country.

Sessões:

Domingo, dia 18, 21:30h – Cinema Medeia Monumental;

Terça-feira, dia 20, 15:00h – Cinema Medeia Monumental;

8

“Sedução da Carne”, Júlio Bressane.

Sinopse: Escritora obstinada e sensível, Siloé desiste de sair de casa após a morte do marido. Viúva há três anos, tem frequentes conversas com o seu animal de estimação, um papagaio. No entanto, é permanentemente observada por uma grande porção de carne crua. Através do surrealismo do argumento, a sua relação erótica com a carne é explorada, ilustrando de forma metafórica a realidade árdua da agricultura no Brasil.

Sessões:

Segunda-feira, dia 19, 15:30h – Cinema Medeia Monumental;

Quinta-feira, dia 22, 18:30h – Cinema Medeia Monumental;

9

“The River”, Emir Baigazin.

Sinopse: Uma família de cinco filhos vive numa aldeia remota do Cazaquistão. O mais velho e mais honesto, Aslan, torna-se o representante do pai e responsável de todo o trabalho, delegando tarefas aos irmãos mais novos. Contudo, a vida doméstica muda subitamente quando um misterioso visitante, Kanat, chega à vila e mostra às crianças o seu tablet e jogos de computador. A intrusão súbita do mundo moderno traz corrupção, tentação e mentira e, de repente, Kanat torna-se o novo líder. Até que, um dia, Aslan leva Kanat consigo até ao rio e o rapaz da cidade desaparece.

Sessões:

Domingo, dia 18, 19:00h – Cinema Medeia Monumental;

Sexta-feira, dia 23, 14:30h – Cinema Medeia Monumental;

10

“Transit”, Christian Petzold.

Sinopse: A história decorre em Marselha, numa amálgama de diversas décadas, inserida num imaginário histórico marcado pela ocupação alemã. Certos cidadãos do outro lado do Reno, como Georg, precisam de fugir do continente, de barco, para escapar ao regime. Na cidade de Marselha, Georg espera obter um visto e, como tantos outros, espera e vagueia sem propósito. O seu caminho vai cruzar-se com o de um escritor que cometeu suicídio e cuja identidade Georg assume.

Sessões:

Terça-feira, dia 20, 18:00h – Cinema Medeia Monumental;

Quarta-feira, dia 21, 18:00h – Centro Cultural Olga de Cadaval;

Sexta-feira, dia 23, 21:45h – Cinema Medeia Monumental;

11

“Vox Lux”, Brady Corbet.

Sinopse: Durante um massacre numa escola, um rapaz problemático aparece numa aula de música, mata o professor à queima-roupa e dispara sobre os alunos adolescentes. Celeste, uma das alunas, recusa-se a ser intimidada e tenta, sem sucesso, chamar a atenção do rapaz, que acaba por a atingir no pescoço. Este incidente terá repercussões inesperadas. Em recuperação no hospital, Celeste dedica-se à música e, numa vigília pelas vítimas, canta uma pungente canção de sua autoria, que de imediato capta a atenção do país. Celeste é assim lançada no mundo do espetáculo aos 14 anos de idade.

Sessões:

Terça-feira, dia 20, 21:30h – Cinema Medeia Monumental;

Quinta-feira, dia 22, 18:30h – Centro Cultural Olga de Cadaval;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X018 - Crackdown 3 Wrecking Zone Gameplay Trailer

X018 – Crackdown 3 Wrecking Zone Gameplay Trailer

Just Cause 4: Eye of The Storm Cinematic Trailer

Just Cause 4: Eye of The Storm Cinematic Trailer