O pianista britânico James Rhodes com 42 anos, é um caso de sucesso na musica clássica. Apaixonando-se pela música aos sete anos, iniciou a sua formação musical aos 14 anos, que acabaria por abandonar pouco tempo depois, ficando dez anos sem tocar piano.

Em 2008, após o seu primeiro recital público, assinou contrato com a Warner Bros, e desde aí já editou sete álbuns, escreveu cinco títulos, é cronista do jornal The Guardian, apresenta programas televisivos e radiofónicos e promove programas de sensibilização musical para escolas.

Instrumental” é o titulo que atribui a memórias delicadas que partilha sobre a sua infância, não somente por considerar que estes temas carecem de uma maior divulgação, mas para ajudar todos aqueles que viveram historias semelhantes mostrando-os que não estão sós. Também fala e critica opções tomadas pela maioria dos Governos da Europa Ocidental, que relegam as Artes e a Cultura para valores ínfimos dos seus orçamentos.

O livroInstrumental” foi publicado em 2015 só depois de um tribunal o ter autorizado, sendo que a sua ex-mulher temia que a divulgação da sua história pudesse prejudicar a vida dos seus filhos.

Agora, em entrevista à CA Noticias, o artista fala-nos sobre a motivação e a expetativa da divulgação do seu novo livro em Portugal.

CA (CA Notícias) –Instrumental” foi inicialmente publicada em 2015. O que o motivou a contar a sua a sua historia e porquê?

Rhodes – Eu queria escrever uma carta de amor para o meu filho e também para a música. E, mais importante, queria escrever com as minhas próprias palavras sobre temas difíceis e dos quais precisamos de falar mais – doença mental, automutilação, estupro, suicídio – ainda há muito estigma em torno desses assuntos.

CA – Acha que a sua relação apaixonada com a música clássica vai fazer com que outros se apaixonem por ela, sabendo o que ela fez por si?

Rhodes – Ah, espero que sim. O que mais me entusiasma com “Instrumental” é a lista de reprodução do Spotify que a acompanha – mais de 20 das maiores peças de música já compostas. É uma introdução perfeita ao conjunto maravilhoso do mundo da música clássica.

CA – Como é que compartilhar as suas memórias com o mundo através deste livro o faz sentir?

Rhodes – Exposto. E à vez desconfortável. Mas, novamente, acho que é importante falar. Eu sempre prometi a mim mesmo que se eu tivesse um microfone, mesmo que fosse um pequeno, eu me certificaria de que, se eu me achasse pronto, uma das coisas que iria falar era a minha infância, na esperança de que outras pessoas que passaram por coisas similares não se sentissem tão sozinhas.

CA – Acha que depois de dar a conhecer sua história, a sua música possa ser melhor interpretada?

Rhodes – Não, não penso assim. O truque de magia com música clássica é que ela é como um idioma em que – todo mundo – nasce fluente. Todos nós respondemos a isso e ela se transforma dentro de nós, debaixo de palavras, para uma parte de nós mesmos que muitas vezes é coberto pelo dia a dia e que todos temos que lidar com.

CA – Esta é a primeira vez que vem tocar em Portugal no Misty Fest, em Lisboa e no Porto. Quais são suas expectativas?

Rhodes –Boa comida, clima decente, uma calorosa receção. Eu espero! A minha experiência em Portugal tem sido maravilhosa até agora e mal posso esperar para voltar a tocar o piano lá.

Instrumental” estará disponível nas bancas esta semana pela editora Alfaguara numa tradução de José Remelhe. Em Portugal, estreia-se em novembro no Misty Fest, com concertos marcados para o dia 13, na Casa da Música, no Porto, e no dia seguinte, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Artigos recentes

Totoloto | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 077/2022

Já foi revelada a chave do Totoloto referente ao Sorteio nº 077/2022, conheça a chave…

24 de Setembro, 2022

Totobola Extra | Conheça a chave vencedora do Concurso nº 38/2022

Já foi revelada a chave do Totobola Extra referente ao Concurso nº 38/2022, conheça a…

24 de Setembro, 2022

Jornal de Notícias: Capa da Edição de sábado, 24 de setembro 2022

Capa Jornal de Notícias de sábado, 24 de setembro 2022. Veja diariamente as principais capas…

24 de Setembro, 2022

Correio da Manhã: Capa da Edição de sábado, 24 de setembro 2022

Capa Correio da Manhã de sábado, 24 de setembro 2022. Veja diariamente as principais capas…

24 de Setembro, 2022

A Bola: Capa da Edição de sábado, 24 de setembro 2022

Capa Jornal A Bola de sábado, 24 de setembro 2022. Veja diariamente as principais capas…

24 de Setembro, 2022

Record: Capa da Edição de sábado, 24 de setembro 2022

Capa Jornal Record de sábado, 24 de setembro 2022. Veja diariamente as principais capas de…

24 de Setembro, 2022