in ,

Já são conhecidos os 10 estúdios finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation

PlayStation, PlayStation Talents, Já são conhecidos os 10 estúdios finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation

Revelados os dez finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation® em Portugal.
Os projetos do PlayStation®Talents estarão em exposição, de 16 a 19 de novembro, no espaço do Indie Dome da Lisboa Games Week.

A PlayStation® anuncia os dez projetos finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation®. Os estúdios selecionados terão a oportunidade de expor os seus títulos na Lisboa Games Week, que irá decorrer de 16 a 19 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Pela primeira vez, os projetos serão apresentados no Indie Dome, o espaço exclusivamente dedicado a projetos independentes.

Os 10 estúdios que vão passar à próxima fase são:

–       Insiduos Games, com a aventura no subconsciente de Obscuria;

–       Mimicry Games, com Ganbatte;

–       Those Kids, com Iteration, o puzzle na primeira pessoa para realidade virtual;

–       Green Kiwi apresenta Nameko, a missão de Ko para salvar todos os planetas;

–       Duckling Studios, com o jogo de plataforma e ação Out of Line;

–       Can Play, com o frenético Hover Shock;

–       Atom3 Games apresenta o misterioso para realidade virtual Lux Tenebrae;

–       Noble Quad, com o jogo de ação numa cidade futurista Rise of Denial;

–       Pink Dogs, com a demanda de um viking em tornar-se um deus de Valhalla em Bifrost Spire;

–       Cake Collective com o título multijogador Apex Arena.

A 3ª edição dos Prémios PlayStation® contou com a participação de mais de 50 candidaturas, entre as quais se destacaram estas 10 ideias finalistas. Roberto Yeste, o responsável ibérico pelo programa PlayStation®Talents, mostrou o seu agradecimento aos participantes e elogiou as participações nesta edição. “Temos vindo a assistir a um aumento gradual da qualidade dos projetos apresentados aos Prémios PlayStation® e ficamos muito contentes por poder apoiar pequenos estúdios de grande qualidade e vê-los concretizarem as suas ideias para a PlayStation®4 e para o PlayStation®VR. Dá-nos ainda mais prazer ver que alguns projetos finalistas são fruto da aposta no programa PlayStation®First, que ainda está a dar os primeiros passos em Portugal”, afirma Roberto Yeste.

Os dez estúdios finalistas vão apresentar as suas ideias ao júri, à imprensa especializada e a todo o público durante a maior convenção portuguesa de videojogos, entretenimento e tecnologia em Portugal. Nesta edição da Lisboa Games Week, o PlayStation®Talents e o Indie Dome unem esforços em torno da sua missão comum: promover e potenciar a expansão do tecido de desenvolvimento de videojogos em Portugal. Os finalistas dos Prémios PlayStation® e alguns projetos do PlayStation®Talents estarão integrados no espaço do Indie Dome, partilhando do mesmo conceito expositivo e da rede criada com os jogos nacionais e as produções, criadores e editoras internacionais presentes. Durante os quatro dias do evento existirão uma série de apresentações de e para equipas de desenvolvimento no auditório Indie Dome: powered by Rubber Chicken, com vista à criação de sinergias e fortalecimento dos bons jogos em desenvolvimento em solo nacional.

Além da divulgação do talento nacional, a PlayStation® vai estar presente na Lisboa Games Week com um stand de cerca de 2.000m2 e mais de 160 postos de jogo, onde vão estar disponíveis alguns dos jogos que marcaram o ano e muitas surpresas para todos os visitantes, que serão reveladas nas próximas semanas.

Os Prémios PlayStation® são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation®4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título a chegar a 40 milhões de utilizadores de todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation®, em janeiro de 2018.

Os Prémios PlayStation® arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de cerca de 150 projetos. Na 1ª edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. Os criadores de Strikers Edge vão ver o título chegar este ano à PS4® em oito línguas diferentes e, além do mercado português e espanhol, também estarão presentes em França, EUA, Coreia e China. A 2ª edição foi ganha pelo VRock, o título que já está em desenvolvimento para o PlayStation®VR e que coloca o jogador num palco a tocar em frente a uma plateia cheia de fãs.

Os Prémios PlayStation® estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

–    Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2017

Categorias Secundárias

–       Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador

–       Prémio PlayStation® para Melhor Arte

–       Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®

–       Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil

–       Prémio PlayStation® da Imprensa

–       Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de Competição Online 

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2017 em Portugal terá acesso a:

–       Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo

–       Kits de desenvolvimento PS4®

–       Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa

–       Publicar o seu videojogo para a PS4® na PlayStation®Store

–       Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €

Os Prémios®PlayStation estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.

O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

·      PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.

·      PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®.

·      Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Os projetos vencedores da primeiras edições, Strikers Edge VRock, estão em desenvolvimento para a PS4®.

·      PlayStation®Games Camp: esta iniciativa, que está em funcionamento em Madrid, Bilbao, Sevilha e Valência, permite juntar num mesmo espaço criativo diferentes estúdios e fornecer-lhes kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento dos respetivos jogos. O objetivo é publicar anualmente os títulos dessas equipas para a PS4®.

·      PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®.

, Primeiro trailer da 11ª temporada de X-Files

Primeiro trailer da 11ª temporada de X-Files

, Star Wars: Os últimos Jedi têm novo poster e trailer divulgado

Star Wars: Os últimos Jedi têm novo poster e trailer divulgado