A Teckies, startup inovadora que quer aplicar robôs à educação, já tem loja online. Através do seu site, as famílias portuguesas podem agora adquirir estes equipamentos e praticar com as crianças competências de programação ou robótica em casa.
A startup criada em 2018 trabalha com escolas para aplicar robôs no ensino das habituais disciplinas, seja Português, Matemática, Geometria ou outras, de forma a modernizar o ensino, cativando a atenção dos alunos e preparando-os com competências que os possam fazer diferenciar-se nos empregos do futuro, como criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, entre outros. Os robôs usados nas salas de aula estão agora disponíveis para compra e há possibilidades adequadas às diversas idades, a partir dos 3 anos.
Patrick Götz, fundador do projeto, explica as possibilidades destes equipamentos: “Levando um robô para casa, além de diversão garantida, as famílias estão a proporcionar um primeiro contacto com estas tecnologias que irão fazer parte da vida das crianças a médio/longo prazo. Os pais podem estimular as crianças a aprender e a desenvolverem um conjunto de soft skills que os vão ajudar a preparar-se para o futuro, como resolução de problemas, trabalho em equipa ou criatividade, que são características exclusivamente humanas e que nos irão diferenciar numa era que será dominada pela tecnologia e inteligência artificial”.
No site da Teckies, estão disponíveis dez diferentes modelos, cujos preços variam entre os 30 e os 640 euros. Vêm acompanhados com os respetivos assessórios, que podem ser adquiridos separadamente ou em packs, consoante a necessidade e as ambições das famílias. Os vários equipamentos contam, na sua página de produto, com uma descrição detalhada do artigo e com vídeos de apresentação que mostram como o robô pode ser usado, permitindo ter uma noção mais concreta do produto e das suas possibilidades.
A empresa, que até aqui trabalhava com a marca canadiana EZ-Robots, começou recentemente a trabalhar também com a Makebuino e com a Robobloq, oferecendo agora um maior leque de produtos.
“A marca croata Makerbuino baseia-se, sobretudo, na montagem de consolas, que são vendidas com ou sem ferramentas. A Robobloq é chinesa e oferece uma série de robôs para diversas idades, desde os 3 até acima de 8 anos. Somos os primeiros a comercializar a marca em Portugal, pelo que estamos muito entusiasmados com a parceria e com o facto de podermos oferecer estes robôs em primeira-mão às crianças portuguesas”, diz Patrick Götz.
Para as escolas, está também disponível a modalidade de aluguer. Através da startup, as instituições de ensino podem usufruir kits de 10 robôs (com ou sem computador), ou mais, por um período mínimo de uma semana, seja para lecionar ou para proporcionar um primeiro contacto dos alunos com estes equipamentos. O aluguer inclui formação aos utilizadores (professores ou outros), para que possam aprender a utilizar os produtos e a preparar as atividades que pretenderem, bem como acompanhamento das atividades, se necessário.
Toda a informação está em teckies.pt, onde os utilizadores podem igualmente inscrever-se para os workshops e sessões de formação presenciais promovidos pela Teckies.