in

Há uma empresa quer proibir a venda de quase todos os smartphones Android

Há uma empresa chamada Creative que quer proibir a venda de diversos equipamentos Android. Entre essas empressas está a Samsung, ZTE, LG, Sony, entre outras. A companhia de Singapura tem como principal destaque os produtos de áudio e a linha Zen de media players. Esta empresa não muito conhecida quer tirar quase todos os smartphones Android de circulação nos Estados Unidos.

A empresa recorreu à ITC (Comissão Internacional do Comércio dos EUA, na sigla em inglês) e apresentou uma queixa alegando que, basicamente, todos os smartphones Android no país estão infringindo suas patentes relacionadas aos produtos Zen. Especificamente, a reclamação é pelo facto de os aparelhos usarem um sistema de menu hierárquico para exibir as listas de músicas e álbuns. Por isso, no entender da empresa todos devem ser retirados do mercado.

Na acusação, a empresa refere-se a dezoito fabricantes que tenta proibir a venda dos smartphones, Samsung, da Motorola, da Lenovo, da LG, da Sony, da HTC, da Lenovo, da BlackBerry e ZTE. Caso esta acusação seja levada em consideração, as maiores empresas do mercado deverão retirar os seus equipamentos do mercado.

Acha que a reclamação da Creative é infundada? Numa primeira vista até poderemos pensar que sim, mas o que é certo é que esta mesma empresa já abriu um processo contra a Apple exatamente pelo mesmo motivo e conseguiu um acordo de cerca de 100 milhões de dólares. Ora tendo em conta que o ecossistema Android inclui muito mais empresas e equipamento, o potencial de um acordo num processo como este é provável que sai bem mais caro.

Uma coisa parece para já como certa, este é um processo que deverá demorar muito tempo. De acordo com o Android Central, a ITC irá investigar o caso e por norma leva bastante tempo até agir, e isso pode só ter efeito daqui a alguns anos. E se o órgão julgar viável a reclamação, também é provável que a questão se arraste por mais anos em tribunais.

Vodafone reforçou sua grelha de canais com o Eurosport 2 Xtra

O Reverence Valada organiza um concurso de bandas

O Reverence Valada organiza um concurso de bandas