in , ,

Guimarães: Festivais Gil Vicente regressam para celebrar o Teatro

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Seis espetáculos, duas estreias absolutas, quatro laboratórios e dez  apresentações em colaboração com a Universidade do Minho, residências artísticas e oficina de dramaturgia perfazem o programa desta celebração do Teatro. De 7 a 16 de junho no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

 

 

A 31ª edição dos Festivais Gil Vicente abre com duas estreias. “Pulmões” (07 de junho), de Luís Araújo, expõe-nos uma geração que faz da incerteza um modo de vida. “Pulmões” é a história de uma conversa: um casal na casa dos trinta, M e W, durante uma ida ao Ikea discute a possibilidade de ter um filho e do impacto que isso terá neles e no planeta. “Será que sou boa pessoa? Serei um bom pai? Que tipo de mundo herdará o nosso filho? É sensato ou necessário trazer mais uma criança a este mundo?”

Segue-se “Retábulos” (08 de junho), a nova peça do Teatro Oficina que leva a cidade para cima do palco. A cidade é a grande protagonista desta criação, em mais um projeto intensamente participativo da companhia de teatro de Guimarães. O elenco escolhido para mais esta investigação da arte do teatro são os alunos das Oficinas do Teatro Oficina, pessoas dos 8 aos 64 anos.

A primeira semana dos Festivais Gil Vicente termina com “Se Eu Vivesse Tu Morrias” (09 de junho), um espetáculo de Miguel Castro Caldas & Lígia Soares, Miguel Loureiro e Tiago Barbosa, Filipe Pinto, Gonçalo Alegria e Salomé Marques, que explora um dos limites do teatro: o texto, que é entregue ao público no início da peça. Prémio SPA 2017 para Melhor Texto Português Representado, “Se Eu Vivesse Tu Morrias” tem o caráter de um ensaio.

“Se Eu Vivesse Tu Morrias” ©Vitorino Coragem

A abrir a segunda ronda de espetáculos, Tónan Quito traz-nos uma história de amor. “Casimiro e Carolina” (14 de junho), de Horváth, fala sobre as sequelas da crise de 1929, a fazer lembrar esta que ainda atravessamos. A depressão é grande, o desemprego elevado, mas, apesar das medidas de austeridade tomadas pelo governo, as personagens encontram-se numa festa da cerveja para se divertirem, beberem e esquecerem os problemas.

“Casimiro e Carolina” ©Filipe Ferreira

Estelle Franco, Mariana Ricardo, Masako Hattori, Paula Diogo e Sónia Baptista desafiam-nos a refletir sobre o modo como a memória opera nas nossas vidas em “Sobre Lembrar e Esquecer” (15 de junho). Realizada por cinco criadoras-intérpretes vindas de lugares e experiências distintas, esta é a primeira peça de uma trilogia, inspirada pelo livro “Les Formes de l’oubli” do antropólogo Marc Augé, que se completará com “A Estação de Outono” e “Paisagem”. Três espetáculos sobre o que escolhemos recordar ou esquecer, ou o que somos capazes de recordar e esquecer.

O elenco de espetáculos termina com “Perplexos” (16 de junho), de Cristina Carvalhal, uma peça em que a realidade parece estar constantemente a ser reformulada, raiando o absurdo. Os casais, as férias, os filhos, as empregadas domésticas, Darwin e a lei do mais forte, a sombra nazi ou um baile de máscaras, são alguns dos temas presentes nesta espécie de comédia de costumes.

Este ano, os alunos e ex-alunos da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho também se juntam ao programa de atividades paralelas no Espaço Oficina com a apresentação de uma mostra de 10 dos seus projetos, 4 laboratórios com a participação de Victor Hugo Pontes, Pedro Telles, Joana Providência e Vera Mantero, e ainda 5 projetos independentes com a coordenação geral a cargo de Tiago Mora Porteiro.

Os bilhetes já se encontram à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e da Casa da Memória de Guimarães (CDMG), bem como nas Lojas Fnac e El Corte Inglés, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

Preços: 5,00€ a 10,00€

O programa completo dos Festivais Gil Vicente pode ser consultado em www.ccvf.pt.

GIRLGAMER Esports Festival está de volta e vai passar no Estoril

GIRLGAMER Esports Festival está de volta e vai passar no Estoril

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Eleven sports garante direitos da Liga dos Campeões e da La Liga