A Garmin vai ser o Title Sponsor do Titan Desert 2019, cuja próxima edição vai realizar-se em Marrocos, entre os dias 28 de abril e 3 de maio de 2019.
O anúncio foi feito na Cinesa Diagonal de Barcelona, o local escolhido para dar o tiro de partida para esta prova que está já a gerar uma expectativa inesperada. Os mais de 400 lugares disponíveis na sala esgotaram-se em 48 horas, com os entusiastas a quererem conhecer melhor as grandes novidades desta prova de MTB para 2019. No seguimento do acordo realizado entre a organizadora RPM-MKTG e a multinacional francesa ASO, o ano passado, o Garmin Titan Desert vai mais além este ano e promete uma décima quarta edição emocionante e cheia de surpresas.
Nova imagem
A apresentação deu a conhecer a nova imagem desta prova. Com uma imagem mais inovadora, moderna e centrada no ciclismo e na aventura, a edição deste ano traduz mais fielmente os valores dos atletas, algo que está bem expresso não só no logo e no site www.titandesert.com, como também nos demais suportes de imagem, publicidade e comunicação da prova. A prova de 2019 marca o início de uma nova Era: o #TheNewTitanDesert.
Garmin Titan Desert
Um dos temas que mereceu maior destaque na apresentação foi o reforço da colaboração e do apoio dado pela Garmin, que surge este ano como o principal patrocinador da prova e que dará o seu nome a esta conhecida corrida de mountain bike.
Este patrocínio representa um passo importante para a Garmin, que surge de uma forma natural dado o histórico de colaboração que já existe entre a marca e esta prova. A empresa tem apoiado de perto as cinco últimas edições e trabalhado diretamente com a organização e com os ciclistas em distintas ações.
“Há cinco anos que apoiamos esta prova. Este ano, quisemos reforçar a nossa aposta no Garmin Titan Desert e ir um pouco mais longe. Foi por isso que avançámos como patrocinador principal. Acreditamos que este grande evento desportivo transmite muitos dos valores que defendemos na Garmin. Como tal, é com grande satisfação que apoiamos uma das competições que melhor espelha o trabalho e o esforço de superação dos objetivos pessoais”, disse Salvador Alcover, Managing Director de Garmin Iberia. Muito satisfeito por poder reforçar a ligação com uma prova importante como a Garmin Titan Deset, o executivo sublinhou ainda que o Garmin Titan Desert exige muito esforço e treino, dois elementos muito valorizados pela marca aquando a criação e produção dos seus equipamentos. “Na Garmin trabalhamos continuamente para oferecer os melhores serviços e produtos, antes e depois das provas. Saber que os participantes voltarão para casa orgulhosos por terem feito algo grandioso, por terem superado as suas metas, ou mesmo por terem vencido a prova é a nossa maior motivação. Queremos ajudá-los a alcançar o que mais desejam”.
Apoio titânico da Garmin
Durante as cinco edições anteriores, a Garmin Iberia trabalhou de forma incansável para oferecer a todos os participantes os melhores serviços e iniciativas antes e durante a celebração da corrida. Entre outras, e como referência para todos os titãs, merece destaque a Etapa Garmin, cuja grande diferença está na falta de sinalização, sendo necessário disputá-la na íntegra com recurso a equipamentos de navegação GPS.
Além disso, a Garmin também marcado uma forte presença no ponto conhecido como Haima Garmin, onde tem disponível um Serviço Técnico completo para todos os participantes e que lhes permite dar resposta a todas as dúvidas e problemas que possam surgir sobre os seus dispositivos GPS durante o percurso da prova.
Por outro lado, e no que concerne ao importante trabalho de solidariedade que é também uma vertente de destaque do Titan Desert, a Garmin tem-se concentrado nos últimos anos no projeto “Voltar a ouvir para voltar a viver”, que combate problemas auditivos dos habitantes das cidades perto do circuito da corrida.
Novidades desportivas da prova
A apresentação das novidades desportivas coube a Manuel Tajada, diretor técnico da prova. Além da conhecida etapa Garmin, na qual os ciclistas não dispõem de qualquer tipo de indicações por parte da organização e devem alcançar os quatro postos de controlo de passagem e as três estações de hidratação através de orientação, foram introduzidas secções de navegação em duas das seis etapas ao longo da corrida. Este desafio torna a aventura do Garmin Titan Desert ainda mais apelativa. O ponto de partida será a aldeia de Merzouga, onde se criaram novas pistas e passagens rumo ao sul para chegar ao final da prova em Maadid. As últimas etapas irão concentrar o maior desnível acumulado.
“O Titan Desert marca o início de uma nova fase”, sublinhou Felix Dot, diretor geral do Titan Desert. “Será o começo de um caminho que não apenas afeta a nova imagem, mas vai muito além disso. Estamos a trabalhar para oferecer uma experiência única aos participantes, com novos e melhores serviços em todos os aspetos da prova e nos acampamentos, mas sem renunciar aos valores e ao espírito Titan que nos viu nascer, dos nómadas do deserto que atravessam Marrocos através dos oásis e das dunas”.
Já o CEO do Titan World Series, Juan Porcar, valorizou a progressão que este evento tem vindo a conhecer ao longo do tempo. “Após 13 anos de aventuras e com a chegada da ASO, o Garmin Titan Desert entra 2019 numa nova dimensão. A transmissão televisiva ultrapassará 200 países e a internacionalização permitirá que atletas de mais de 30 países participem na próxima edição.”