in

Gard Nilssen Acoustic Unity

, Gard Nilssen Acoustic Unity

Gard Nilssen Acoustic Unity

Música & Festivais | Concerto


Galeria Zé dos Bois

Galeria

Classificação Etária

Maiores de 16 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Associação Zé dos Bois

Breve Introdução

Está-lhe no sangue, nos músculos, nos genes, esta coisa de ser baterista. É coisa da família de Gard Nilssen. O instrumento nunca lhe foi estranho, por isso é natural que o assumisse como extensão das suas ideias e investisse no jazz com métodos e linguagens na linhagem do jazz norueguês desde meados dos anos 1990. Ao longo da última década e picos esteve à frente de projectos como Bushman’s Revenge, sPacemonKey, Amgala Temple, Ruby and Gard Nilssen Supersonic Orchestra, criando música que nem sempre vai ao encontro do jazz mas circula sempre à volta dele. A Gard Nilssen Acoustic Unity nasceu precisamente da vontade insaciável de procurar constantemente novas dinâmicas e texturas no som que cria.

Uma procura sem fim, diríamos, de um músico que toca ao vivo, em média, mais de duas centenas de espectáculos por ano, que já gravou mais de setenta discos e tem uma lista invejável de músicos com quem já colaborou / tocou. A Gard Nilssen Acoustic Unity começou a desenvolver-se em meados da década passada e materializou-se em álbum em 2019, com “To Whom Who Buys A Record” (ODIN), que será apresentado pela primeira vez em Portugal na ZDB. André Roligheten (saxofone, clarinete), Petter Eldh (contrabaixo) e Gard Nilssen (bateria) criam música em constante movimento, insistindo na procura de formas para cada um criar novas existências nos seus instrumentos.

“To Whom Who Buys A Record” soa, por vezes, a um álbum de jazz-providencial, com os músicos num diálogo em loop à procura de portas de saída para as frases que estão a desenvolver. O processo é dinâmico, técnico-sem-ser-chato e com toques reais e quentes do “acoustic” que lhes está no nome. A forma como Gard Nilssen conduz a banda entre groove e libertação é-lhe característica, isto é, nos seus projectos está menos preocupado com os locais que a sua música encontra e mais concentrado na liberdade que aí advém. “To Whom Who Buys A Record” é um álbum à descoberta. Agora só temos de descobrir esta Gard Nilssen Acoustic Unit ao vivo. AS

Abertura de Portas

21h30

Preços

  • Entrada – 8€

Sessão

23 abr 2022 22:00

Duração

6 horas

Comprar Bilhete

, Gard Nilssen Acoustic Unity

, QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS

QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS

, Neverwinter: Dragonslayer Official Announce Trailer

Neverwinter: Dragonslayer Official Announce Trailer