Belenenses e Rio Ave defrontaram-se, esta tarde, no Pavilhão Acácio Rosa, para disputar mais uma jornada da Liga Sport Zone.
Separados na classificação por apenas dois pontos, os comandados de Carlos Teixeira entraram a querer mandar no jogo mas Vasco Lamarão por quatro vezes negou as intenções da equipa da casa.
A partir dos 5 minutos, o fluxo ofensivo passou a pertencer à equipa visitante, tendo como protagonista Renato Pontes, capitão do Rio Ave, que, no espaço de um minuto, esteve perto de inaugurar o marcador por três ocasiões. Nem Sérgio (guarda-redes do Belenenses, esta tarde) nem o poste permitiram que tal acontecesse.
Diz-se que quem não marca, sofre. E foi isso que aconteceu. Pinto disparou forte e cruzado, sem hipóteses de defesa para Vasco Lamarão e abriu o marcador a favor da equipa da casa.
Depois de mais uma série de oportunidades, o Belenenses chegam aos dois golos de vantagem, desta feita por Bruninho. Livre à entrada da área, a castigar falta de Renato Pontes (que viu amarelo nesse lance, embora, no pavilhão, houvesse quem pedisse um castigo mais duro por parte da equipa de arbitragem), a bola bate na barreira e à segunda tentativa o esférico entra na baliza. 2-0 com pouco mais de sete minutos por se jogar.
Depois deste golo a equipa do Rio Ave “acordou”. Voltaram a ser muito mais perigosos e a criar muito mais situações de perigo com inclusivamente bolas a baterem nos ferros.
Quando já se pensava que o Belenenses sairia para intervalo a vencer, tudo muda. Com pouco menos de dois minutos para o fim, a equipa visitante reduz, por intermédio de Balão e a onze segundos da interrupção do jogo, o trintão Renato Pontes iguala a partida a dois, resultado com que as equipas recolheriam aos balneários.
Na segunda parte, ambas as formações vieram com vontade de vencer. Foi oBelenenses, a primeira equipa a reabrir o ativo, com Bruno Pires a pôr a equipa do Restelo novamente na frente do marcador. Vantagem que durou pouco, já que três minutos volvidos estava novamente reestabelecido o empate. Romário foi quem fez o três igual.
O Rio Ave chegaria pela primeira vez à vantagem um minuto depois. Ruben Reis, após boa combinação do ataque, faz o 4-3.
Após este tento, assistiríamos a um festival de oportunidades desperdiçadas por parte da equipa da casa, com Vasco Lamarão, os ferros da baliza e a falta de pontaria a explicarem o porquê do Belenenses não ter conseguido igualar a partida.
O resultado final acabaria por ficar estabelecido a dois segundos do fim, quando Ruben Reis recuperou uma bola no meio-campo ofensivo e atirou a contar para a baliza deserta.
Por último, nota ainda para o facto do treinador da equipa do Rio Ave, Paulo Morim, ter sido expulso ainda durante a primeira parte.
Nota positiva para ambos os guarda-redes (Sérgio da parte do Belenenses e Vasco Lamarão da parte do Rio Ave) que foram decisivos em certas alturas do jogo, fazendo defesas de elevado grau de dificuldade, conseguindo, assim, com que as suas equipas não sofressem mais golos.
Vitória para o Rio Ave que ultrapassa, assim, o adversário de hoje na classificação, num jogo bastante equilibrado.