em

Futebol – Formar o futuro‏

Fomos conhecer a formação do nosso futebol e estivemos à conversa com o coordenador da formação e também treinador dos juvenis, Pedro Silva que conta com uma larga experiência em futebol de formação, tanto em Portugal como no estrangeiro e pretende coloca-la ao serviço do clube. Falou-nos do projeto da formação que está a ser implementado em todos os escalões, e como treinador da equipa dos juvenis, explicou como está a “sua” equipa.

O projecto de formação de jogadores passa por todos os escalões terem o mesmo sistema de jogo, o mesmo sistema de treino e até o mesmo aquecimento. Para Pedro Silva, o mais importante são os jogadores e todo o trabalho que é efetuado em cada escalão de formação. Com este sistema de trabalho, um jogador estará preparado para quando for necessário ir para outro escalão sem qualquer alteração de sistema de treino ou sistema de jogo. É um trabalho que não se efetua da noite para o dia, todas as equipas técnicas sabem o que fazer e já existem resultados. Não é por acaso que todas as semanas dois, três ou mesmo quatro jogadores do escalão de juniores, vão treinar com a equipa principal e o mesmo se passa nos outros escalões. Num momento em que tanto se fala em jogadores da formação nas equipas principais, na nossa equipa de seniores temos um exemplo, Fábio Sturgeon. (Quando existe a escolha da parte de alguns pais para colocar os filhos em escolas de futebol esta recai maioritariamente nas dos dois supostos grandes de Lisboa mas depois as possibilidades de os garotos jogarem são menores, portanto a escolha da escola de futebol do Belenenses é sempre válida, porque os resultados estão à vista). Neste momento existem boas instalações e bons treinadores com bons sistemas de treino. Falando um pouco na equipa de juniores e no último resultado, Pedro Silva e toda a equipa técnica são unânimes a afirmar que esta equipa joga muito bem, mas que tem azar na finalização. Na prospeção de novos jogadores tudo foi alterado, ou seja, existem mais olheiros na busca de novos talentos para a nossa formação e está a ser feito um excelente trabalho nesse sentido.

Pedro Silva tem uma equipa de qualidade e bastante humilde. Durante a conversa salientou que a equipa trabalha durante a semana, sempre tendo em vista a realização de um bom jogo de futebol e a vitória. Todos os jogadores, quando vão para o campo, sabem o que fazer, são disciplinados com os adversários e com os árbitros. Jogam um futebol tático e com muito toque de bola. É uma equipa a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Juvenis recebem Sporting

II Torneio de Andebol Adelino Calado 2014