in ,

FUJIFILM Instax SHARE SP-3 – Para os fãs de fotografia em película instantânea

, FUJIFILM Instax SHARE SP-3 – Para os fãs de fotografia em película instantânea

Junto com o boom do instagram, regressaram as fotografias ao estilo Polaroid de antigamente. A Instax SHARE SP-3 é a mais recente mini-impressora da FUJIFILM, que promete fotos de qualidade no formato que tantos adoram.

A moda do vintage conquistou um espaço no nosso dia a dia, desde o cinema/séries estilo anos 80, ao reaparecimento do Vinyl na música, ou mesmo noutras áreas do quotidiano, como por exemplo o vestuário. Na fotografia o fenómeno não foi diferente, fazendo com que tenham aparecido várias opções para guardar as recordações dos nossos momentos neste formato.

Pela Fujifilm são conhecidas as várias máquinas fotográficas Instax, onde se pode tirar fotos e imprimi-las, mas a marca tem apostado também no seguemento de mini-impressoras. Nesse seguemento, a FUJIFILM Instax Share SP-2 e a nova FUJIFILM Instax Share SP-3 querem conquistar o mercado. Iremos então perceber as diferenças entre ambas e algumas caracterísitcas da SP-3.

Ambas as Instax Share SP tem uma aplicação dedicada para os smartphones, a Instax SHARE, onde pode enviar fotografias e imprimir  de forma rápida e fácil em película instantânea. Pode também tirar fotos com o seu smartphone e só revelar as que quiser quando chegar a casa.

As películas instantâneas são uma  das principais diferenças entre os dois modelos. A SP-2 imprime fotografias no formato mini, tamanho de imagem 6.2 cm x 4.6 cm numa folha 8.6 cm x 5.4 cm. A SP-3 imprime fotografias no numa folha quadada, tamanho de imagem 6.2 cm x 6.2 cm numa folha 8.6 cm x 7.2 cm. Ao todo, a área da imagem impressa é cerca de 33% maior na SP-3, e as fotos apresentão uma resolução aproximada de 800×600 pixéis e 320 dpi.

Em relação às cores, a SP-2 está disponível em prata e dourado, enquanto que a SP-3 está disponível em branco e preto. No design, a SP-3 leva uma vitória clara, com linhas muito bem trabalhadas dando-lhe um aspecto premium.

As suas 312 gramas de peso e dimensões de 116 mm x130.5 mm x 44.5 mm, fazem com que, apesar de ser portátil, não se pode dizer que seja propriamente uma ‘impressora de bolso’. Um pequeno contratempo, advindo do tamanho da película.

Imprimir na Instax Share SP-3

Como disse anteriormente, precisa de fazer download da aplicação Instax SHARE no seu smartphone. Ligando a Instax Share SP-3, ela cria uma rede Wi-Fi que servirá de ligação entre o dispositivo móvel e a mini-impressora.

Depois de estar ligado à rede, poderá aceder à aplicação e começar a explorar as diversas opções. Se quiser, pode tomar logo uma medida de precaução de editar o PIN que vem por defeito (1-1-1-1), de forma a que mais ninguém possa imprimir na sua Instax. A aplicação tem o idioma Português disponível, mas com alguns erros.

Na aplicação irá encontrar várias opções, entre elas: imprimir no momento uma foto que tenha acabado de tirar; escolher uma foto da sua galeria do smartphone ou imprimir aquela foto artistíca que tinha adicionado a uma rede social. As principais redes sociais são compatíveis com a aplicação, como por exemplo o Instagram, Facebook, Google Photos, Flickr, Weibo ou Dropbox.

Depois de definir qual a foto que quer imprimir, demorará cerca de 13 segundos até a foto estar impressa. Chegamos então à parte da revelação, que poderá demorar até cinco minutos.

O processo da revelação sempre foi um momento de entusiasmo e ansiedade para ver a foto a aparecer. Provavelmente, mesmo que fosse possível reduzir o tempo ou torna-lo realmente instantâneo, os fãs não iriam querer. Com a SP-3 passamos por esses mesmos momentos.

Por defenição a aplicação escolhe o modo Image Intelligence, mas algumas das vezes a optimização automática podem sair um pouco diferente do esperado. Não pode esquecer que o o tal efeito cria muitas vezes uma superexposição nas fotografias, aparecendo uns claros mais intensos do que o que vê no telemóvel. Poderá ultrapassar essa situação, ajustando os nivéis de exposição e contraste na app.

Entre o filtro referido anteriormente, o modo preto e branco, ou o sépia não há grandes opções de edição de imagem. Poderá igualmente ajustar a cor, o tamanho e a tonalidade. Pode no entanto usar uma aplicação à sua escolha e depois imprimir a imagem editada, sem nenhum filtro da aplicaçao Instax Share.

Existe ainda a opção de fazer uma colagem até 9 fotos para sair numa só película, ou dividir uma imagem por diversas películas. Pode também adicionar textos ou carimbos de localização e horas. Pessoalmente, o espaço em branco na película, por baixo da imagem, serve-me para fazer esses mesmos textos – bastando apenas uma caneta.

Uma opção interessante é a opção de puxar as fotos de um hashtag definido, por exemplo #CANotícias.

Na opção de recuperar fotos directamente dos nossos perfis nas redes sociais não há a opção de desactivar o indicador  de gostos e comentários nas fotos impressas a partir das redes sociais.

A bateria da SP-3 é carregável pela porta micro USB, com previsão de durar 160 impressões. Qualquer das formas, uma Power Bank ou um carregador de smartphone irá resolver um problema pouco provável de acontecer.

Os indicadores Led indicam o número de impressões disponíveis na carga. O botão para ligar/desligar encontra-se ao lado do local onde saem as fotos impressas, e do lado oposto tem a opção de reprint onde pode voltar a imprimir a última foto.

Com um preço de venda ao público de 199€, a Instax Share SP-3 está disponível em Portugal desde 15 de Dezembro. O preço poderá vir a ser impeditivo para um sucesso total no mercado, apesar de ter sido este o preço de entrada no mercado da sua antecessora SP-2.

A nova SP-3 com a sua capacidade de impressão rápida e de qualidade, aliada à película de formato quadrado instax SQUARE, garante momentos de diversão e recordações para toda a vida. Porém, a APP precisa de algum desenvolvimento e o preço torna-a num gadget mais caro do que o espectável.

, Conquistar os três pontos é o objetivo de Domingos Paciência

Conquistar os três pontos é o objetivo de Domingos Paciência

, Jack White está de regresso com “Boarding House Reach”

Jack White está de regresso com “Boarding House Reach”