‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2’ de Foals conta com a mais recente faixa, ‘Black Bull’, também já disponível em todas as plataformas digitais
A ambição criativa dos Foals em ‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 1’ resultou num impressionante álbum, no qual temas líricos apocalípticos eram igualados pelo puro impacto da música. Emergiu como um candidato imediato a álbum do ano, com muitos elogiando-o como o melhor momento de uma carreira, consistentemente, aclamada pela crítica. Esse estatuto foi cimentado ainda mais, aquando da selecção para o Mercury Prize na semana passada.
Agora, os Foals completam essa declaração artística com o lançamento de ‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2’, a 18 de Outubro. O álbum foi anunciado com a divulgação da faixa ‘Black Bull’, apresentada no Hottest Record in the World, de Annie Mac, na BBC Radio 1.
Enquanto a “Part 1” misturava as influências díspares dos Foals num vibrante caldeirão de sons, grande parte da “Part 2” fervilha com pura intensidade visceral. ‘The Runner’ e ‘Black Bull’ são ataques simplificados, com veementes investidas rítmicas que servem de base para riffs ainda maiores. É uma abordagem que também serve para ‘10,000 Feet’, à medida que esta transita de cenários sonoros de sonho para uma colisão pesada de pós-punk e psicodélica.
No entanto, a ‘Part 2’ também ecoa a natureza eclética do capítulo de abertura. Os instrumentais cinematográficos ‘Red Desert’ e ‘Ikaria’ sublinham que ‘Everything Not Saved Will Be Lost’ é toda uma viagem e não apenas uma mera colecção de músicas, enquanto ‘Wash Off’ junta grooves tingidos de música do mundo com uma intensidade parecida ao punk.
À medida que a ‘Part 2’ estende a exploração das preocupações contemporâneas do seu antecessor – a masculinidade tóxica em ‘Black Bull’, a dependência da tecnologia na humanidade presente em ‘Wash Off’ – o tom geral é definido por ‘The Runner’, que incide sobre a importância de lutar contra as probabilidades. Esse desafio transforma-se num território ternamente romântico com ‘Into The Surf’, antes dos 10 minutos de ‘Neptune’ – quase como que um réquiem e uma elegia – encerra o processo num estilo exploratório, mas emotivo.
Este álbum, tal como a ‘Part 1’, foi produzido pelos próprios Foals: Yannis Philippakis (vozes/guitarra), Jimmy Smith (guitarra), Jack Bevan (bateria) e Edwin Congreave(teclas), com Philippakis e Congreave a contribuírem com o baixo também.
‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2’ será lançado nos formatos CD, digital e vinil. O álbum já se encontra disponível em pré-venda, nas várias plataformas digitais, contendo a nova faixa ‘Black Bull para download instantâneo (‘Instant Gratification’).
Alinhamento de ‘Everything Not Saved Will Be Lost – Part 2’:
- ‘Red Desert’
- ‘The Runner’
- ‘Wash Off’
- ‘Black Bull’
- ‘Like Lightning’
- ‘Dreaming Of’
- ‘Ikaria’
- ‘10,000 Feet’
- ‘Into the Surf’
- ‘Neptune’