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FNAC vai passar a disponibilizar sacos de papel, acabando com os de plástico

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou ontem, 5 de junho, a FNAC Portugal anuncia que vai acabar com os sacos plásticos nas lojas, passando assim, a partir de outubro, a disponibilizar aos seus clientes apenas sacos de papel, sacos de pano e sacos de tela.

A FNAC pretende com esta medida não só eliminar a utilização do plástico nos sacos, como estimular a utilização de sacos reutilizáveis, sobretudo os de pano e tela. O objectivo é também reduzir o consumo de sacos de papel, para diminuir o impacto nas florestas. Com esta medida, pretende-se reduzir o consumo de sacos em 30%, ou seja salvando, mais de 1.000 árvores por ano (cerca de 50 toneladas de papel).

Com este intuito, os sacos reutilizáveis serão subsidiados em mais de 60% pela FNAC para que seja esta a opção da maior parte dos clientes, enquanto os sacos de papel serão vendidos a preço de custo.

E porque o propósito da FNAC é democratizar e promover a cultura nacional, todos os sacos de papel terão ilustrações únicas para a FNAC realizadas por ilustradores nacionais. Este é também o kick-off duma nova categoria do Concurso Novos Talentos FNAC, programa bandeira da FNAC para a promoção de jovens e desconhecidos talentos nacionais que, em 2020, terá, além da Escrita, Música, Cinema e Fotografia, a Ilustração como categoria a concurso.

Os primeiros quatro ilustradores dos sacos FNAC serão os membros do Juri Novos Talentos FNAC Ilustração 2020. Um dos prémios desta categoria será a possibilidade de desenvolver ilustrações que terão visibilidade nos sacos FNAC.

Também, ao implementar esta medida ecológica, a FNAC pretende incentivar não só a reutilização dos sacos, reduzindo o seu consumo, como também contribuir para a sua principal missão: promover a cultura. Desta forma, cada saco vendido reverterá 1 cêntimo  a favor de projectos culturais, no âmbito da CULTURA FNAC, ajudando assim a financiar programas culturais acessíveis a todos (toda a informação sobre o apoio a projetos estará disponível em www.fnac.pt/culturafnac).

Inês Condeço, Diretora de Comunicação de FNAC Portugal, afirma “estamos muito satisfeitos com a implementação desta medida que, para além da sua componente ambiental, vai permitir encontrar novos caminhos para promover a cultura em Portugal”.

Esta medida está a ser desenvolvida desde o início de 2019 terá impacto em já no próximo mês de outubro.

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