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Festival dos Capuchos – Amor e Tragédia nas viagens de Camões

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Festival dos Capuchos – Amor e Tragédia nas viagens de Camões

Música & Festivais | Clássica


Convento dos Capuchos

Conv. dos Capuchos

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

A partir dos 6 anos

Promotor

Câmara Municipal de Almada

Sinopse

Programa
                       
O dia de hoje
                       
Quanto mais pode a fé que a força humana.           
Os Lusíadas, Canto III, Est. 111, Luís Vaz de Camões (c. 1524/1525-1580)
                       
1. Na fomte está Lianor, Villancico anónimo (s. XVI)
2. Minina dos olhos verdes, Villancico anónimo (s. XV/XVI)
3. La terrible pena mya, Filipe Faria (n.1976) e Sérgio Peixoto (n.1974) sobre texto de vilancicos anónimo (s. XVI)
4. Mis arreios son las armas, Filipe Faria e Sérgio Peixoto sobre texto de vilancicos anónimo (s. XVI)
                       
A partida
                       
Que, nos perigos grandes, o temor É maior muitas vezes que o perigo;           
Os Lusíadas, Canto IV, Est. 29, Luís Vaz de Camões (c. 1524/1525-1580)
                       
5. Adoramus te, Cancioneiro de Montecassino (s. XV)
6. Parto triste saludoso, Filipe Faria (n.1976) e Sérgio Peixoto (n.1974) sobre romances anónimos (s.XVI)
                       
A viagem
                       
E à terra que se não deixa salgar, que se lhe há-de fazer?                   
Sermão de Santo António aos Peixes, 1654, Pe. António Vieira (1608-1697)
                       
7. Mosé salió de Misraim, Romance Sefarad (Norte de África)
8. Olá zente que aqui samo, Vilancico “Negro” de Santa Cruz de Coimbra (s. XVII) 
9. A força de cretcheu, Eugénio Tavares (1867-1930)
                       
Acabemos de nos desenganar, antes que se acabe o tempo.                   
Sermão de Dia de Ramos, 1656, Pe. António Vieira (1608-1697)
                       
10. Variação sobre Seguiriya, Trad. Andaluzia/Juan de la Fuente Alcón
11. Tarantella, Trad. (Itália), arr. Tiago Matias
12. Pues que veros, Filipe Faria e Sérgio Peixoto sobre texto de vilancico anónimo (s. XVI)
                       
A permanência
                       
E quando foi ao p.ro de abril desaparecemos de Malaqua [Macau] e asy fomos ao longuo da costa até a Ilha q se chama pulo pisão onde estiuemos de todo perdidos com hua muj.to grande trouoada q nos deu e em tanta man.ra q se noso snõr não fora seruido de se faser a vella em pedaços acabada era a viagem com a vida de nos todos.
Peregrinação, 1614, Fernão Mendes Pinto (c.1509-1583)
                       
13. Bastiana, Tradicional (Macau/China)       
14. Farar far, Tradicional (Goa/Índia) 15. Ko le le mai, Tradicional (Timor)
                       
E conhecendo hum daquelles, que como mayoral ou mestre da musica gouerna os outros, o Gaspar de Meirelez, lançou mão por elle para tanger, & metendolhe na mão hua viola lhe disse, rogote que cantes o mais alto que puderes, porque te ouça este defunto q aquy leuamos, porque te affirmo que vay muyto triste pela saudade que leua de sua molher & de seus filhos a que em estremo era affeiçoado () Peregrinação, 1614, Fernão Mendes Pinto
                       
16. Takeda no komoriuta, Tradicional (Japão)
17. Biem podera my desvemtura, Filipe Faria e Sérgio Peixoto sobre texto de vilancico anónimo (s. XVI)

Interpretação

Sete Lágrimas
Filipe Faria e Sérgio Peixoto Direcção Artística
 
Filipe Faria Voz
Sérgio Peixoto Voz
Pedro Castro Flautas e Oboé Barroco
Tiago Matias Alaúde, Guitarra Barroca, Tiorba
Mário Franco Contrabaixo
Baltazar Molina Percussão

Informações Adicionais

SEM LUGAR MARCADO

Preços

  • Plateia – 10€

Descontos

  • Jovens
  • Senior > 65

Sessão

03 jul 2022 19:00

Duração

70 minutos

Intervalo

Sem Intervalo.

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