em , ,

Festas de Lisboa’18: Orquestra Gulbenkian e Orquestra Geração na Praça do Comércio

A Orquestra Gulbenkian em conjunto com jovens músicos da Orquestra Geração são os protagonistas de um concerto muito especial no próximo sábado, dia 2 de junho, às 19h30, na Praça do Comércio. O espetáculo abre as Festas de Lisboa’18 e apresenta composições que se inspiram em vários períodos da história da humanidade, marcada por guerras e pela celebração da paz.

A Orquestra Gulbenkian em conjunto com jovens músicos da Orquestra Geração são os protagonistas de um concerto muito especial no próximo sábado, dia 2 de junho, às 19h30, na Praça do Comércio. O espetáculo abre as Festas de Lisboa’18 e apresenta composições que se inspiram em vários períodos da história da humanidade, marcada por guerras e pela celebração da paz. A entrada é gratuita.

Em tempos de incerteza e de conflito, é na arte, e por defeito na música, que encontramos refúgio e conforto. Com os olhos postos no futuro, a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Geração passam em revista as grandes composições que evocam a guerra e os feitos históricos do passado.

Da Abertura 1812, composta por Tchaikovsky para celebrar o fracasso da invasão francesa à Rússia, à banda sonora de Guerra das Estrelas, composta por John Williams, são algumas das propostas do concerto que celebra a História e a Paz na Praça do Comércio, em Lisboa.

Orquestra Gulbenkian

Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por 12 elementos, foi originalmente  designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de mais de 50 anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada a partir de 1971) foi sendo alargada, contando hoje com 60 instrumentistas, constituição que permite interpretar um repertório que vai do Barroco à música contemporânea. A Orquestra Gulbenkian realiza, a cada temporada, uma série regular de concertos no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com alguns dos maiores nomes do mundo da música, entre maestros e solistas.

Orquestra Gulbenkian
©Gulbenkian Música – Márcia Lessa

Orquestra Geração

A Orquestra Geração/Sistema Portugal é um projeto sociopedagógico inspirado no El Sistema, da Venezuela, que aposta no ensino da música como forma de inclusão social de crianças e jovens em meios mais desfavorecidos e com menos oportunidades. O projeto foi considerado um dos 50 melhores projetos sociais da União Europeia em 2013 e 2014, Menção Honrosa da Fundação Mota Engil em 2017 e já em 2018 foi considerado projeto do ano pela AGEAS. A celebrar dez anos de existência, a Orquestra Geração envolve atualmente cerca de 1170 crianças e jovens dos 6 aos 20 anos de idade, distribuídos pelos vários instrumentos da orquestra sinfónica, de sopro, de percussão e Coro.

Foto Orquestra Geracao 2018A dirigir o concerto estará o Maestro José Eduardo Gomes, maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, da Orquestra Clássica da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e do Coro do Círculo Portuense de Ópera.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

David Fonseca cancelou concerto que se realizava hoje no Convento de São Francisco (Coimbra)

David Fonseca cancelou concerto que se realizava hoje no Convento de São Francisco (Coimbra)

MEO Sudoeste com novas confirmações