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FANTASMAS

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FANTASMAS

Teatro & Arte | Teatro



Teatro A Barraca

Sala 1

Classificação Etária

Maiores de 12 anos

Promotor

Grupo de Acção Teatral A Barraca

Breve Introdução

Produção dA Barraca do Texto de Henrik Ibsen, Tradução, Dramaturgia, Encenação e Concepção Plástica de Rita Lello e Iluminação de Vasco Letria.
Com João Teixeira, Rita Lello, Rúben Garcia,  Sérgio Moras e Teresa Mello Sampayo.

 

Fantasmas no Cinearte

 

No seu tempo Ibsen problematizou as grandes questões com que nos confrontamos ainda hoje, problemas em aberto com os quais nos debatemos cerca de 150 anos depois. Em Fantasmas, assistimos ao combate entre a liberdade e o status quo. Helena Alving, agrilhoada pelas convenções retrógradas de que é representante o Pastor Manders, percorre, nas escassas 12 horas do tempo da acção, um caminho de luta pela verdade, pela verdade acerca do passado daquela casa, mas também pelo seu direito individual à verdade e à felicidade. É uma surpresa para muitos leitores e espectadores descobrir, ou redescobrir, até que ponto Fantasmas está repleto de humor. É como se as personagens tivessem sido concebidas virtuosamente para variar num espectro de género que vai desde a quase farsa à tragédia, como na vida.A doença que Osvald Alving herdou – a permitir a intemporalidade do seu texto, Ibsen nunca escreve a palavra Sífilis e em todas as épocas há uma peste mortal – e o objectivo de conseguir uma morte assistida, razão que o faz regressar a casa, dominaram, à época com escândalo, e dominam ainda hoje o debate sobre Fantasmas. Embora sendo temas basilares, o texto confronta-nos com muito mais do que uma doença com sequelas incapacitantes e a dúvida de uma mãe acerca da eutanásia. Pela voz de Helena Alving – uma Nora que não bateu com a porta, uma Hedda sem as pistolas do General Gabler – Ibsen confronta o preconceito, o conservadorismo religioso, a moral burguesa e traz à luz questões como o Direito à Alegria de iver, o Direito à Verdade, a Liberdade individual, o Livre-arbítrio, a Eutanásia. A acção decorre entre um fim de tarde e o amanhecer do dia seguinte, das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento. Pelo caminho há papéis para assinar, taxas de juro para analisar, um seguro que não se faz, o peso da opinião pública, um carpinteiro incendiário, uma filha ilegítima, traições, acusações, a má-língua, enganos, o preconceito, a cobardia, amores por cumprir… o quotidiano – desafios ao encenador e ao tradutor – que não podem deixar que esse lixo dos dias suje o espetáculo ou o texto ao ponto de não deixar ver a clareza dos conflitos de natureza superior travados por Helena, mas ao qual têm de dar o espaço necessário para poluir o quotidiano de banalidade. É esta a nossa tragédia, a velocidade do dia a dia, o adiamento de desígnios maiores em troca da solução dos pequenos problemas: uma torneira que pinga, um pneu furado, uma conta inesperada para pagar, a máquina de lavar que se avaria, um livro que desaparece, três horas à espera num serviço por um papel que não está lá… e lá se vai o precioso tempo da vida a resolver questões menores enquanto todos, mas todos nós, temos sempre um conflito ético superior com que lidar.

Ficha Artística

Tradução, Encenação, Espaço Cénico e Figurinos: Rita Lello

Revisão da Tradução: Katrin Kaasa

Assistentes de encenação:  Samuel Moura e Vasco Lello

Elenco: João Teixeira, Rita Lello, Rúben Garcia, Sérgio Moras, Teresa Mello Sampayo

Iluminação: Vasco Letria

Operação de Luz: Ruy Santos

Operação de Som e video: Ricardo Silva

Montagem: Valentyn Kryvokhyzha

Costureira: Elza Ferreira

Secretariado: Inês Costa

Fotografias e Design : Maria Abranches


 

Preços

Bilhete normal: 15,00 €

Estudantes, Profissionais de Teatro, menores de 25 e Maiores de 65 anos: 10,00 €
Quinta-Feira: 10 € (Preço Único)

Próxima Sessão

10 mar 2022 19:30

Duração

120 minutos

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