em ,

Facebook: Falha de segurança afeta 50 milhões de contas

Facebook anunciou que detetou uma falha de segurança que afeta 50 milhões de contas. Uma vez que a investigação ainda se encontra no inicio ainda não possível saber se estas contas foram utilizadas de forma maliciosa e que dados poderão ter sido acedidos.

Facebook anunciou que detetou uma falha de segurança que afeta 50 milhões de contas. Uma vez que a investigação ainda se encontra no inicio ainda não possível saber se estas contas foram utilizadas de forma maliciosa e que dados poderão ter sido acedidos.

O Facebook anunciou que no inicio desta semana descobriu uma falha de segurança que afeta quase 50 milhões de contas. A vulnerabilidade foi encontrada no código do recurso “Visualizar como“, um recurso que permite ao utilizador ver o seu perfil como se tratasse de um visitante.

Como atuavam os atacantes

Os atacantes exploravam essa vulnerabilidade e isso permitia-lhes roubar tokens de acesso ao Facebook que lhes permitia utilizar para “assumir” as contas dos utilizadores afetados. Os tokens de acesso são o equivalente a chaves digitais que mantêm as pessoas ligadas à rede social para que não precisem redigitar a sua senha sempre que usarem a aplicação.

O que fez o Facebook?

Os tokens de acesso para as 50 milhões de contas que o Facebook sabe que foram afetadas foram entretanto redefinidos. O que significa que, se a sua conta estiver entre aquelas infelizes, será desconectado do Facebook e precisará fazer login novamente. Não há necessidade de alterar sua senha, pois os invasores nunca tiveram acesso a ela.

Entretanto o Facebook também decidiu, por precaução, redefinir os tokens de acesso para outras 40 milhões de contas que foram submetidas a uma pesquisa “Visualizar como” no decorrer do ano passado. Assim, no total, cerca de 90 milhões de pessoas terão que fazer login novamente. Depois disso, eles receberão uma notificação no topo do feed de notícias explicando o que aconteceu.

Facebook desativa recurso “View As

Como consequência de tudo isto, o Facebook decidiu, por enquanto, desativar o recurso “View As”. Entretanto a empresa, que já informou as entidades competentes deste vulnerabilidade, vai rever todo o recurso.

Violação de segurança no Facebook afeta 50 milhões de contas

A investigação deste incidente ainda está apenas no inicio, então, no momento, o Facebook não sabe se as 50 milhões de contas foram mal utilizadas ou se alguma informação foi acedida por terceiros mal-intencionados. Também não está claro quem está por trás do ataque. A empresa espera ter mais informações sobre isso em breve. Além disso, se forem encontrar mais contas afetadas, elas também redefinirão de imediato os seus tokens de acesso.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Liga (6ª): Flash interview Ricardo Costa

Liga (6ª): Flash interview Ricardo Costa

Roberto Carlos: “Amor Sin Límite” é o novo álbum em espanhol do cantor brasileiro