Eurovisão: Portugal atua hoje na primeira semifinal

Em competição vão estar 17 países, dez dos quais passam à final.

Dezassete países competem esta terça-feira na primeira semifinal da 64.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, disputada por 42 nações e que decorre em Telavive, depois de ter vencido a edição de 2018, em Lisboa, com o tema “Toy”, interpretado por Netta Barzlilai.

Hoje competem Portugal, Eslovénia, Bielorrússia, República Checa, Montenegro, Chipre, Sérvia, Finlândia, Polónia, Hungria, Estónia, São Marino, Islândia, Geórgia, Austrália, Bélgica, Ucrânia e Grécia. Além destes países, serão ainda apresentadas as canções de França, Espanha e Israel.

Israel, por ser o país anfitrião, está automaticamente apurado para a final. Kobi Marimi dá a voz ao tema “Home”.

O Reino Unido e a Espanha também só competem na final, mas por fazerem parte do grupo dos chamados “Big5” (que inclui ainda França, Alemanha e Itália).

Dos 17 países em competição esta terça-feira, os dez com maior pontuação passam para a final. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Israel, França e Espanha.

A 64.ª edição do Festival Eurovisão da Canção vai decorrer no Centro Internacional de Convenções em Telavive, com a segunda semifinal agendada para o dia 16 de maio e a cerimónia final do certame musical a 18 de maio.