Macedónia do Norte, Holanda, Albânia, Suécia, Rússia, Azerbaijão, Dinamarca, Noruega, Suiça e Malta são os países que conquistaram um lugar na final do Festival Eurovisão da Canção, juntando-se aos ‘big five’ (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália) e a Israel, o vencedor da edição de 2018, e aos primeiros semifinalistas escolhidos na terça-feira (Grécia, Bielorrussia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália, Islândia, São Marino e Eslovénia).
Os países foram escolhidos com base nas pontuações do júri e nos votos do público – cada país atribui dois conjuntos de 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos às dez canções preferidas, um da responsabilidade de um júri nacional e outro definido pelo voto dos espectadores.
Nesta segunda semifinal concorreram 18 dos 42 países a concurso na edição deste ano da Eurovisão. Para a final de sábado, 18 de maio, estão apuradas 26 canções.
Depois de alguns rumores e de muitas dúvidas, a confirmação final chegou: Madonna vai subir ao palco da final do Festival Eurovisão da Canção. A confirmação foi dada pelos apresentadores durante o arranca da segunda semifinal do certame.