em ,

Final da Eurovisão vista por 553 mil portugueses

Duncan Laurence, representante da Holanda, venceu a edição de 2019 da Eurovisão.

créditos: eurovision.tv

Este sábado, 18 de maio, Duncan Laurence, representante da Holanda, sagrou-se vencedor da edição de 2019 do Festival Eurovisão da Canção. O tema “Arcade” conquistou 492 pontos, atribuído pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 42 países que participaram na edição deste ano, embora apenas 26 canções tenham competido na final.

Mais de meio milhão de portugueses acompanharam a grande final do concurso musical, transmitido, em direto, na RTP 1. A emissão teve uma média de 553 900 espetadores, com um rating de 5,7 e 14,4% de share, sendo o sexto programa mais visto deste sábado em Portugal. Apesar de ter perdido para a SIC e a TVI no horário, a estação pública liderou as audiências durante as votações do certame, com uma vantagem de 2 mil espetadores para as estações privadas.

ORDEM DAS ATUAÇÕES 

Os finalistas foram escolhidos em duas semifinais: na primeira semifinal, Grécia, Bielorrússia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália, Islândia, São Marino e  Eslovénia garantiram passagem até à final. Já na quinta-feira, as canções da Macedónia do Norte, Holanda, Albânia, Suécia, Rússia, Azerbaijão, Dinamarca, Noruega, Suiça e Malta foram as mais votadas, qualificando-se para a final.

Israel, por ser o país organizador, e os “Big Five” (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) têm acesso direto à final, sem terem de passar pela primeira fase do concurso.

Malta, este ano representada por Michela Pace, vai abrir o espetáculo. Segue-se a Albânia, República Checa, Alemanha, Rússia, Dinamarca e São Marino. Para fechar a primeira metade do espetáculo, Macedónia do Norte sobe ao palco com o tema “Proud” de Tamara Todevska.

As atuações retomam com o Suécia, Eslovénia, Chipre, Holanda, Grécia, Israel, Noruega e Reino Unido. Islândia, Estónia, Bielorrússia, Azerbaijão, França, Itália, Sérvia, Suiça, Austrália e Espanha fecham o desfile das 26 canções que chegaram à final do Festival Eurovisão da Canção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vitória SC

Vitória SC, Golo, Osorio (VAR), 68m, 1-2

Vitória SC

Vitória SC, Golo, Davidson, 95m, 1-3