Há um ano, em Lisboa, Netta Barzilai conquistou a vitória de Israel no Festival Eurovisão da Canção. Este sábado, 18 de maio, será escolhido o país que levará o troféu para casa. Na corrida estão 26 canções e Holanda está em primeiro lugar nas casas de apostas, apesar de não ser garantida a vitória.
A transmissão televisiva da final arranca às 20h00, na RTP1, e no site oficial da Eurovisão. Além da apresentação das canções dos artistas a concurso, estão programadas atuações de Netta Barzilai, Dana International, Ilanit, Nadav Guedj, Conchita Wurst, Måns Zelmerlöw, Eleni Foureira, Verka Serduchka, Gali Atari e a atuação de Madonna.
Erez Tal, Bar Refaeli, Assi Azar e Lucy Ayoub são os apresentadores.
O espetáculo vai começar com Netta Barzilai que abre a gala a pilotar um avião com os concorrentes rumo a Telavive. Jon Ola Sand é o responsável pelo controlo aéreo.
O tradicional desfile das bandeiras começa ao som de “Im Nin’Alu”, canção que representou Israel na Eurovisão de 1973. Dana International assume depois o controlo e traz os temas”Tel Aviv Ya Habibi” e “Diva”. Já no final das atuações dos países a concurso, Ilanit, primeira representante de Israel na Eurovisão, canta “Ey Sham”, canção que defendeu em 1973. Segue-se Nadav Guedj, representante israelita em 2015, com “Golden Boy”.
Depois de todas as 26 canções atuarem, Conchita Wurst, Måns Zelmerlöw, Eleni Foureira e Verka Serduchka sobem ao palco da Eurovisão, terminando a sua atuação com Gali Atari. Netta Barzilai regressa novamente com o tema “Nana Banana”.
A final do Festival Eurovisão da Canção vai também contar com a atuação de Madonna, a grande estrela da noite. A cantora norte-americana sobe ao palco para apresentar o novo tema “Future” em parceria com Quavo.
OS 26 FINALISTAS AO TROFÉU
Os finalistas foram escolhidos em duas semifinais: na primeira semifinal, Grécia, Bielorrússia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália, Islândia, São Marino e Eslovénia garantiram passagem até à final. Já na quinta-feira, as canções da Macedónia do Norte, Holanda, Albânia, Suécia, Rússia, Azerbaijão, Dinamarca, Noruega, Suiça e Malta foram as mais votadas, qualificando-se para a final.
Israel, por ser o país organizador, e os “Big Five” (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) têm acesso direto à final, sem terem de passar pela primeira fase do concurso.
Malta, este ano representada por Michela Pace, vai abrir o espetáculo. Segue-se a Albânia, República Checa, Alemanha, Rússia, Dinamarca e São Marino. Para fechar a primeira metade do espetáculo, Macedónia do Norte sobe ao palco com o tema “Proud” de Tamara Todevska.
As atuações retomam com o Suécia, Eslovénia, Chipre, Holanda, Grécia, Israel, Noruega e Reino Unido. Islândia, Estónia, Bielorrússia, Azerbaijão, França, Itália, Sérvia, Suiça, Austrália e Espanha fecham o desfile das 26 canções que chegaram à final do Festival Eurovisão da Canção.