Estreia nos cinemas portugueses os filmes “Mal Viver” e “Viver Mal” de João Canijo
Os dramas “Mal Viver” e “Viver Mal”, escritos e dirigidos pelo cineasta português João Canijo, chegam aos cinemas nacionais no dia 11 de maio, através da distribuidora Midas Filmes. Ambos os filmes tiveram sua estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim e foram exibidos em abril como parte da programação oficial do Indielisboa.
“Mal Viver” conquista Urso de Prata em Berlim
O filme “Mal Viver”, que conta com um elenco de peso, incluindo Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Nuno Lopes, foi premiado com o Urso de Prata na Berlinale, o terceiro prémio mais importante do festival, atrás do Grande Prémio do Júri e do Urso de Ouro.
Enredo de “Mal Viver”
A trama de “Mal Viver” passa-se num hotel familiar na costa norte de Portugal, onde várias mulheres de diferentes gerações da mesma família vivem juntas. num ambiente envenenado pela amargura, elas tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.
“Viver Mal” em competição na Secção Encontros de Berlim
Por sua vez, “Viver Mal” foi exibido em Berlim em competição na Secção Encontros. O filme é descrito como um espelho de “Mal Viver”, em que a imagem reflectida é invertida, e mostra o que só pode ser imaginado no outro filme. O elenco conta com nomes como Leonor Silveira, Rafael Morais, Beatriz Batarda e Lia Carvalho.
Enredo de “Viver Mal”
Em “Viver Mal”, um hotel na costa norte de Portugal recebe seus clientes num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles, enquanto que uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro, e outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.