em ,

Especial Scorsese no TVCine 2 hoje

Um dos mais importantes, interventivos e respeitados realizadores de Hollywood, Martin Scorsese está entre os mais nomeados ao Óscar de Melhor Realizador, com oito indicações (venceu com The Departed – Entre Inimigos). Mas não é apenas na cerimónia mais aguardada de Hollywood que o realizador, de origem italiana, tem brilhado. Scorsese conta com centenas de prémios, entre eles Globos de Ouro, BAFTAs, Palma de Ouro e Melhor Realizador em Cannes e o Leão de Prata do Festival de Veneza, para além de Emmys. São cinco décadas dedicadas ao cinema, em que, acima de tudo, reflete sobre a vida, mais do que a busca pelo entretenimento. A identidade dos descendentes de italianos na América (tal como ele próprio), o conceito de culpa e redenção da Igreja Católica (por exemplo, A Última Tentação de Cristo), a Fé (Silêncio), o crime e a luta entre gangues (The Departed – Entre Inimigos), entre outras meditações que Scorsese tem levado, de forma brilhante, ao grande ecrã. O realizador tem estado também envolvido em projetos na televisão, nomeadamente com a HBO, como por exemplo Boardwalk Empire e Vinyl, duas séries que já passaram pelo TVSéries | Home of HBO. Motivos de ouro para um domingo com Martin Scorsese, a 14 de janeiro, a partir das 12h25, no TVCine 2.

Já começou às 12h25, deste domingo, 14 de janeiro, no TVCine 2, com Uma Discussão com 50 Anos (2014), de Martin Scorsese e David Tedeschi, com o selo de qualidade da HBO. Trata-se de um documentário sobre os 50 anos da New York Review of Books, uma publicação provocadora e que tem incendiado o mundo mediático americano nas últimas décadas. Uma Discussão com 50 Anos revela-nos que uma publicação não muda o mundo mas pode certamente influenciá-lo.

Segue-se, às 14h05, Quem Bate à Minha Porta? (1967), o primeiro filme de Scorsese e também a estreia de
Harvey Keitel. J. R. (Keitel) é um típico rapaz de Nova Iorque, com ascendência italiana, muito ligado à Igreja
Católica. Quando a sua namorada confidencia que foi violada no seu anterior relacionamento, J. R. vê-se a
braços com o dilema de aceitar ou não que a mulher que ama, que aos olhos da sua religião, é impura.

Alice Já Não Mora Aqui (1974) é exibido às 15h40, vencedor do Óscar e do BAFTA de Melhor Atriz (Ellen Burstyn) e do BAFTA de Melhor Filme. Alice (Burstyn) é uma aspirante a cantora que, depois da morte do marido no Novo México, resolve atravessar o país em busca do sonho na sua terra natal de Monterey, na Califórnia, acompanhada do filho. Os encontros de Alice com outros homens vão ser sempre tumultuosos, com a protagonista a fugir sempre que a realidade se aperta e impõe. Jodie Foster tem aqui um dos seus primeiros papéis no cinema.
Nova Iorque Fora de Horas (1985) chega às 17h40, sobre uma noite mirabolante no bairro do Soho, em
Nova Iorque, em que um rapaz apenas queria ter um encontro amoroso descansado com uma rapariga. No
entanto tudo parece acontecer-lhe e agora várias pessoas querem matá-lo. ‘Mas que mal fiz eu?’, pergunta
ele, com as mãos viradas para o céu.

O Especial Scorsese continua com The Departed – Entre Inimigos (2006), às 19h20. Este foi o filme que, finalmente, deu o Óscar de Melhor Realizador a Scorsese, depois de tantas nomeações e expetativas. The Departed – Entre Inimigos venceu ainda as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem. Desta vez Scorsese viaja até Boston, para contar a história de infiltrados, corrução e muitos esquemas sujos entre a máfia e gangues rivais, num filme recheado de estrelas, como Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone, Vera Farmiga ou Alec Baldwin.

Segue-se Tudo Bons Rapazes (1990), às 22h, considerado um dos melhores filmes de Martin Scorsese e de todos os tempos sobre a temática do submundo do crime, nomeado a vários Óscares e BAFTAs. Também sobre o mundo da máfia, o filme conta a história verídica da ascensão e queda de Henry Hill e dos seus sócios no mundo do crime de Nova Iorque entre 1955 e 1980. Tudo Bons Rapazes conta com os desempenhos brilhantes de Robert De Niro, Joe Pesci e Ray Liotta.

O Especial Scorsese termina às 00h25 com Silêncio (2016), o filme que Martin Scorsese tentava fazer há quase três décadas. O que fazer com o silêncio de Deus? É este a grande questão de Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield), uma reflexão que Martin Scorsese coloca a todos neste Silêncio. Esta é a história verídica de padres católicos no Japão, obrigados a negar a sua fé, sob pena de perderem as suas vidas, no século XVII. No centro da história estão os padres Sebastião Rodrigues, Cristóvão Ferreira (Liam Neeson) e Francisco Garupe (Adam Driver), que sofrem na pele as consequências do seu espírito. Filmado nas paisagens deslumbrantes de tirar a respiração de Taiwan, Silêncio esteve nomeado ao Óscar de Melhor Fotografia.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

“The Continental”, a série baseada em John Wick

Enrique Iglesias atua na Altice Arena a 30 de maio