in

O erro da mentalidade defensiva num 11 ofensivo

, O erro da mentalidade defensiva num 11 ofensivo

Mais uma derrota, são quatro este ano, frente a Fiorentina, Benfica, Porto e Braga. Três fora de portas e uma no Restelo. Quatro derrotas, que pelo nível de exigência dos jogos eram expectáveis, preocupando sim o resultado, não a derrota.
Ora vejamos, nestes quatro jogos sofremos 18 golos e marcámos… 0. Algo se passa, algo está mal.


Partimos para a disputa destes jogos com uma forte mentalidade defensiva com um 11 bastante… ofensivo.
Analisemos o meio-campo no passado sábado: Tiago Silva, André Sousa e Ruben Pinto, tudo médios ofensivos. Com ordens expressas, como se viu durante todo o encontro, para defender e jogar no contra-ataque.
Este paradoxo tem, efectivamente, funcionado mal. E já funcionou mal quatro vezes, com quatro derrotas, com quatro goleadas.

Se o objectivo de um jogo é defender e jogar em contra-ataque, o meio-campo, pelo menos, tem de ter um médio defensivo de raiz, um tampão entre o meio campo e a defesa e, nesse sentido, até pela irregularidade do Tiago Silva, era plausível, o Ricardo Dias entrar para o 11 quando os jogos são encarados com uma mentalidade defensiva.
O que acontece quando se põe três médios de cariz ofensivo numa equipa que joga só em contra ataque é o que se vê nestes quatro jogos: esses mesmos jogadores têm lacunas no processo defensivo, correm mais e vão, ao longo do jogo, abrindo espaços ao adversário, que seriam evitados se lá estivesse alguém que realmente saiba e tenha a função de defender.

É verdade que são só três derrotas, mas são muito pesadas.
Segue-se Basileia em casa. É importante passar logo ao plano B, plano esse que foi adoptado há duas semanas, na Suíça, quando se sofreu o golo: jogar de igual para igual, olhos nos olhos, sem medo e não abusar da mentalidade defensiva.
O plano A que é só defender, já se percebeu não resultar.
Este jogo é importantíssimo para continuarmos em prova. Penso que, se entrámos como outsider do grupo, hoje, em segundo lugar do grupo, não tendo nada a perder, podemos aspirar mais alto. Esta equipa já deu mostras de que quando é bem montada e a tática é acertada pode fazer milagres.

Resta nós, adeptos, fazermos a nossa parte: comparecermos no Restelo às 20:05 Horas de quinta feira.

Eu acredito!

Sabiam que podem comprar um Oneplus X sem convite por 250€?

, ‘Escolinha’ de futsal do Belenenses arranca hoje

‘Escolinha’ de futsal do Belenenses arranca hoje